Foto: Reprodução

Sob o título “Comentários machistas de político brasileiro sobre refugiadas ucranianas provocam indignação”, mais uma vez uma situação vexatória do Brasil estampa jornais da mídia internacional. O inglês The Guardian colocou em destaque uma reportagem sobre a repercussão dos áudios sexistas e machistas enviados pelo deputado estadual Arthur do Val (Mamãe Falei) quando esteve na Ucrânia durante os ataques russos ao país a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL).

O jornal informou que a viagem teria sido realizada “supostamente para aumentar a conscientização sobre o custo humano do ataque de Vladimir Putin”, porém “tais objetivos aparentemente nobres foram quebrados na sexta-feira quando a mídia brasileira publicou mensagens de áudio nas quais Do Val falava em termos altamente ofensivos sobre as refugiadas ucranianas”.

O jornal ainda destacou que a viagem de Arthur teve a benção do ex-juiz Sérgio Moro, rival de Lula nas eleições presidenciais deste ano, trazendo a menção à publicação que Moro fez no Twitter: “É sempre louvável saímos do discurso e partimos para a prática”.

Mamãe Falei: “ucranianas são fáceis porque são pobres”. Deputado faz série de comentários machistas em áudio

Machismo em áudio vazado de Mamãe Falei provoca revolta: “esgoto da política”, “cultura do estupro”, “falência moral”