Dani Portela é candidata à deputada estadual pelo PSOL em Pernambuco.
Foto: Tom Cabral

Professora e advogada popular e ativista desde a adolescência pela igualdade de gênero, Dani Portela entende que “as desigualdades se estruturam a partir dos elementos de classe, gênero e raça”.

Conta que decidiu entrar para a política no dia da votação do golpe que tirou Dilma do poder com a declaração do atual presidente venerando um torturador. Nunca tinha sido candidata a nada e iniciou sua trajetória com candidatura ao governo do estado, quando ficou como terceira colocada. “Foi uma surpresa porque a política de PE tem características oligárquicas muito fortes”.

Relembra ainda o conselho que ouviu de Marielle Franco durante os momentos mais difíceis da campanha, quando pensou em desistir. “Preta, ninguém vai dar um passo atrás”.

Em 2020 se apresentou novamente às urnas e foi eleita como vereadora mais votada em Recife e em todo o estado de Pernambuco. Com uma mandata que se coloca à serviço da diminuição da desigualdade e diminuição dos direitos, ajudou a criar a primeira comissão permanente de igualdade racial em uma casa legislativa no país.

Agora, como proposta para o mandato de deputada estadual apresenta dois eixos, um de manutenção e garantia de direitos e outro de redução das desigualdades sociais. Conheça um pouco de sua história:

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/daniportelapsolcampanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/daniportelapsol
▪️ Twitter – twitter.com/daniportelapsol

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher