Foto: arquivo pessoal

Por Val Andrade

A vereadora Damires Rinarlly (PV) é a única mulher eleita e lésbica na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, e propôs o projeto de lei 088/2022 para instituir a Semana da Diversidade que visa a conscientização sobre violência sofrida por grupos LGBTQIAPN+.

Antes mesmo do projeto ser levado à Câmara, ele foi alvo de fake news nas redes sociais. Na sessão que ocorreu na última segunda-feira (24), a vereadora Damires foi hostilizada por parte do público presente no local e teve sua voz calada em meio a opressão sofrida.

Pessoas que se dizem cristãs estavam pregando o ódio, sendo violentas e agressoras enquanto a vereadora tentava desmentir as fake news inventadas sobre o projeto de lei proposto. “Tive medo pelas violências sofridas e principalmente temor pela nossa democracia”, disse a vereadora. “Mas ao mesmo tempo estou me fortalecendo diante do apoio das pessoas e líderes religiosos que reforçam o amor e o respeito”.

Foto: Divulgação / Câmara Municipal

A sessão da Câmara precisou ser suspensa e somente após a retomada, Damires pode ter a palavra e assim retirar o projeto de pauta.

Ao final da sessão a vereadora continuou sofrendo represálias, sendo preciso receber escolta da Polícia Militar para deixar a Câmara de Vereadores em Segurança.

Ela revelou que retirou o projeto de pauta “pela responsabilidade pública e compromisso com a verdade, porque infelizmente o projeto iria ser discutido mediante uma mentira diante das fake news”.

A vereadora também contou que não é a primeira vez que sofre ameaças, e relembrou quando foi ameaçada de morte no ano de 2021 através do WhatsApp.