O vereador Jhonatas Monteiro é brutalmente agredido, junto a outros professores de Feira de Santana, por guardas municipais após ocupação da prefeitura da cidade e um novo ato mobilizado nesta manhã de sexta-feira (1). Os vídeos foram compartilhados nas redes em repúdio ao tratamento violento dado pelo prefeito Colbert Martins após reivindicações dos educadores do município.

Na quinta-feira (31), outras imagens de brutalidade e violência também haviam circulado nas redes, envolvendo uma guarda municipal agressiva contra professores, incluindo mulheres e idosos, que participavam do protesto na prefeitura.

As cenas registravam agressões e utilização de spray de pimenta. O setor reivindica uma negociação pacífica com o prefeito por reajuste salarial, pagamento integral do salário, licença prêmio, melhores condições de trabalho, mais contratação de professores e merenda escolar. A categoria decretou greve, na quinta-feira (31), por tempo indeterminado.

“A categoria docente não se intimidou e decidiu permanecer ocupando a prefeitura até que ocorra a negociação com Colbert Martins. Ao invés de comparecer à reunião acordada, Colbert Martins tem utilizado a máquina midiática da prefeitura para criminalizar os manifestantes, mas as professoras e professores não irão esmorecer”, escreveu o vereador Jhonatas Monteiro ao compartilhar o ato desta manhã.

O prefeito divulgou um vídeo reforçando que tem dialogado com os trabalhadores da educação e que nenhum salário abaixo do piso será pago. Ele faz uma dura crítica à greve da categoria. “A greve é sempre um instrumento legal da classe trabalhadora, mas entendemos que esse é um mecanismo que só deve ser utilizado quando não existe um diálogo e a busca pelo entendimento. Esta não é a realidade em Feira, onde estamos em busca da solução”.

Ele reforça ainda que o “terror e caos” não fazem parte de sua gestão e que as cenas compartilhadas são um “caso isolado”.

Professores são agredidos em Feira de Santana após ocupação em Prefeitura