A condenação foi motivada pelos ataques de cunho racista e transfóbico de Douglas Gomes contra a vereadora trans de Niterói.

Foto: Divulgação

O vereador Douglas Gomes (PTC) foi condenado, nesta quarta-feira (29), a um ano e sete meses de prisão pela juíza Claudia Monteiro Alburquerque, da 2ª Vara Criminal de Niterói, por transfobia contra a vereadora Benny Briolly (PSOL).

A condenação foi motivada pelos ataques de cunho racista e transfóbico de Douglas Gomes contra a vereadora trans de Niterói, desde a sua posse. Os ataques foram feitos no plenário da Câmara e pelas redes sociais do agressor e foram intensificados quando a vereadora, que é a presidenta da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, sugeriu a exclusão do vereador bolsonarista da vice-presidência da mesma comissão.

“É histórico ter em Niterói o primeiro parlamentar condenado pelo crime de transfobia. Que sirva de exemplo a todos aqueles que ousarem se achar acima da Lei. LGBTQIA+fobia é crime tipificado no Art. 20 da Lei 7.716/89. Denunciem! Precisamos vencer o bolsonarista, as fake news e o ódio no Brasil”, disse a vereadora trans de Niterói.

Benny Briolly, que já sofreu mais de 30 ameaças de morte, conta com a equipe jurídica de seu mandato, o Insituto de Defesa da População Negra (IDPN) e o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PEPPDH). “Seguiremos cobrando a execução da sentença”, afirmou.