Ex-presidente Lula junto à lideranças indígenas durante Acampamento Terra Livre. Foto: Ricardo Stuckert

O agora candidato oficial à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou hoje, 29, da convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília, onde discursou reforçando algumas das agendas de sua campanha.

Entre as agendas defendidas, Lula reiterou o compromisso com a agenda ambiental e com a defesa dos povos indígenas.

“Não se espantem, mas nós vamos criar um Ministério dos Povos Indígenas e que seja um índio o ministro e não um branco. A Funai não precisa ser dirigida por um advogado branco, pode ser dirigida por um advogado indígena. Nós vamos ter que recuperar a cidadania desse país.”, disse o candidato que lidera todas as pesquisas de intenções de voto para as eleições à presidência do Brasil.

Para a líder indígena e pré-candidata à deputada federal por São Paulo, Sonia Guajajara, “Ninguém protege mais a natureza que os povos originários. Priorizar a pauta ambiental é um projeto de reconstrução nacional para garantir nosso futuro.”

Líder nas pesquisas

Em pesquisa Datafolha divulgada ontem, 28, Lula apresenta uma vantagem de 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Entre os votos válidos, o petista tem 52%, o que o faria ganhar a eleição que ocorrerá em 2 de outubro no primeiro turno se o pleito fosse hoje.

Leia mais

Lula promete “revogaço”, ministério indígena e autonomia nos territórios