Lorena Muniz, mulher trans, havia buscado a clínica para realizar o sonho de por silicone

Foto: Reprodução

Lorena Muniz, mulher trans que tinha o sonho de por silicone, foi para São Paulo em fevereiro de 2021 para realizar um dos procedimentos de adequação corporal mais importantes para travestis e mulheres trans.

Lorena foi abandonada, sedada e inconsciente na mesa de cirurgia durante um incêndio na clínica onde iria passar pela cirurgia. Ela morreu por asfixia naquele mesmo dia.

Um ano depois, a clínica Saúde Aqui, localizada no centro da capital paulista, continua funcionando normalmente.

De acordo com uma reportagem publicada pelo G1, a equipe da clínica ainda oferece cirurgias estéticas pelas redes sociais. Além do caso de Lorena, as clínicas são consideradas irregulares e não são seguras para a realização dos procedimentos disponibilizados.

Seis pessoas receberam acusações de homicídio culposo e omissão de socorro no inquérito que está apurando a morte de Lorena, mas ainda não foram interrogadas. Também não houve julgamentos ou presos. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a investigação está “respeitando prazos processuais”.

Entre as pessoas denunciadas estão Paulino de Souza, que atua atraindo pacientes de todo o Brasil ao oferecer procedimentos estéticos e cirurgias plásticas de baixo custo. No entanto, o marido de Lorena, afirma que Paulino não tem registro médico.

Quem cuida das mulheres trans e travestis?