.

A Universidade Federal de Pernambuco divulgou, nessa segunda-feira (15), nota em defesa da universidade pública e da democracia. O documento, assinado pelo reitor Anísio Brasileiro e pela vice-reitora Florisbela Campos, foi publicado no site da instituição.

Leia a nota na íntegra:

Em defesa da universidade pública e da democracia

Com a proximidade do segundo turno das eleições presidenciais de 2018 e atenta ao desenrolar da campanha, a Universidade Federal de Pernambuco considera urgente manifestar-se em defesa da universidade pública e em repúdio a todas as formas de ameaça às liberdades democráticas.

Ciente do seu papel histórico, a UFPE se posiciona por uma universidade que, além de gratuita e de qualidade, seja autônoma e socialmente referenciada. É a universidade pública que tem garantido os principais avanços do nosso país na ciência, na tecnologia, na inovação e nas artes. Os brasileiros devem abraçar ideias que defendam uma nação inclusiva, justa, capaz de superar os desequilíbrios regionais.

Nessa perspectiva, afirmamos nossa posição intransigente a favor do respeito à diversidade em todos os seus aspectos (de gênero, de livre orientação sexual, de identidade étnica e cultural), contra as pregações de violência e de intolerância e, acima de tudo, de defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia.

Reitor Anísio Brasileiro
Vice-reitora Florisbela Campos