Foto: ASCOM – publicada o Jornal Grande Bahia

Em 2020 a TV Educativa da Bahia lançou o programa Rural Produtivo, pensado para tratar de assuntos relacionados à agricultura familiar, focando nas iniciativas dos agricultores, comunidades tradicionais e cooperativas rurais. Os assuntos abordados pelo programa variam entre temas como cultivo, tecnologias, estratégias de convivência com o semiárido, iniciativas da agroecologia, cultura popular e receitas culinárias. Com o objetivo, também, de desmistificar o semiárido como um solo de pobreza e miséria, tratando de sua diversidade cultural, belezas naturais e riquezas.

A atração procura incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar, dando visibilidade para as produções e para as pautas sugeridas pelos agricultores locais, com apoio das universidades públicas baianas, que tratam diretamente de temas da agroecologia. Agora em 2022, o Rural Produtivo comemora seu segundo aniversário e traz, no dia 1° de agosto, uma nova edição do programa, com muita culinária, cultura e poesia baianas. A exibição será às 14h, com horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h, e nas sextas-feiras, às 19h30.

O programa contará com falas de agricultores de diversas cidades baianas, entrevistados pelo Rural Produtivo sobre suas ações na agricultura familiar, destacando o uso de tecnologias que aumentaram a produtividade e possibilitaram aos agricultores e agricultoras empreender, retirando renda de suas produções agroecológicas. Contando também com o projeto de flauta ‘Sol, sopro e sertão’, em Monte Santo, e com a deliciosa receita de carne de sol com nata, feita pelo chef de cozinha Dias, do município de Juazeiro

Ainda nessa edição, as mulheres de Juazeiro apresentam sua antologia poética “LiterÁridas”, livro que procura dar voz às mulheres sertanejas e aumentar seu acesso ao mercado editorial. As poesias são compostas por mulheres de todas as idades e tratam de temas variados, como maternidade, ancestralidade e política.

Para saber mais, acompanhe a TVE nas redes sociais.

instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia