A ARFOC-SP apresenta reedição da TURI, exposição fotográfica composta por 79 imagens e 3 vídeos-reportagem, produzidos por 24 de seus associados em diferentes épocas, sobre focos de incêndios florestais no país.

Foto: Ueslei Marcelino

A Terra passa por variações climáticas naturais, e só nos últimos 400 mil anos passou por 4 ciclos distintos. Nas últimas décadas o aumento na temperatura média do planeta tem ocorrido cerca de 50 vezes mais rápido que o ciclo natural Comprovando as evidências científicas, que o clima mudou desde o período pré-industrial e que as atividades humanas são a principal causa dessa mudança, a realização da exposição TURI é o alarme da crise de emergência climática em que nos encontramos.

TURI: Palavra de origem indígena que significa fogo, traz no nome a sabedoria ancestral desse elemento da natureza para o conceito da Mostra. O projeto, desenvolvido pela diretoria da entidade em 2021, continua atual à medida que o meio ambiente está cada dia mais sendo devastado. Colocando lenha nessa fogueira, a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP) apresenta material compilado para mostra coletiva sobre o desmatamento. É uma oportunidade de trazer o debate por meio do fotojornalismo e uma conscientização maior da importância da preservação do meio ambiente, e da própria espécie humana.

Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real.

Mostra que poderá ser visitada na cidade de São Paulo de 20 de maio a 05 de junho. Turi proporcionará uma experiência sensorial ao espectador na medida em que recria a ambiência vivida no drama enfrentado por nossas populações ribeirinhas e pantaneiras, matas e animais constantemente ameaçados.Fazem parte da programação dois encontros com os fotógrafos Lalo de Almeida (Folha de São Paulo, The New York Times, premiado por duas vezes no World Press Photo, no prêmio Poy Latam e no prêmio W. Eugene Smith), Rogério Assis (autor de projetos de documentação fotográfica em parceria com Greenpeace, Instituto Socioambiental e ONGs) e convidados. Será uma oportunidade de conhecer o trabalho imagético deles além de participar do rico debate que farão com os ativistas que atuam em defesa do meio ambiente.

O público ainda poderá conhecer as imagens de outros fotojornalistas premiados da Associação como: Gabriela Biló (Troféu Mulher Imprensa, 2021), Ueslei Marcelino (Pulizer, 2019), Avener Prado (Prêmio Rei da Espanha, 2018 e Poy Latam, 2019) entre outros. Também fazem parte, profissionais dos maiores jornais do país, agências internacionais, ativistas, documentaristas e independentes. Considerando que dados recentes apontam que o fogo atingiu quase 20% do território brasileiro só nos últimos 36 anos, a Mostra pretende alertar sobre o aquecimento global e a necessidade de medidas urgentes.

Foto: Felipe Beltrame

Foto: Tarso Sarraf

ODISSEIA CASA DE CULTURA
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463 – Cerqueira César – SP
De 20 de maio à 05 de junho
Quintas-feiras e sextas-feiras, das 16h às 20h
Sábados e domingos, das 14h às 19h
ENTRADA GRATUITA