A equipe do PT pede nas ações que Bolsonaro e Braga Netto sejam declarados inelegíveis

Bolsonaro e Braga Netto são investigados por abuso de poder econômico. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados serão investigados por tentarem desacreditar o processo eleitoral brasileiro e o resultado das urnas eletrônicas, que definiu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República.

O ataque às urnas é uma das duas investigações aberta nesta quarta-feira (14) pelo corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves. A outra apuração iniciada será para apurar práticas de abuso do poder político e econômico por Bolsonaro e o general Walter Braga Netto (PL), que foi candidato a vice na chapa da reeleição.

Os alvos da investigação aos ataques ao sistema eleitoral são: Jair Bolsonaro, ex-ministro Braga Netto, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ); deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF); deputados eleitos Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO); e senador eleito Magno Malta (PL-ES).

Gonçalves aceitou pedidos da coligação que apoiou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A equipe do PT pede nas ações que Bolsonaro e Braga Netto sejam declarados inelegíveis.

Nos dois casos, Gonçalves deu prazo de cinco dias para que Bolsonaro se manifeste. Ao comentar o pacote de benefícios concedido pelo presidente, o ministro disse que o pedido tem os requisitos para ser aceito.

“A autora sustenta a tipicidade da conduta, ao argumento de que os investigados, a partir de ‘premissas corrompidas’, usam as redes sociais para propagar ‘a narrativa de que o sistema eleitoral brasileiro seria inseguro e manipulável’, alcançando milhares de seguidores, de modo a exercer uma ‘dominação do território virtual através da manutenção dos seus vínculos para amplificar o alcance da desinformação e violar a liberdade de pensamento, opinião e voto livre e consciente das pessoas”, diz a ação contra as urnas.

Na ação para apurar práticas de abuso do poder político e econômico por Bolsonaro e o general Braga Netto, corregedor-geral do TSE alegou: “A ação tem como causa (…) a alegada concessão ilegal de benefícios financeiros decorrentes de diversos atos do Presidente da República, durante o período eleitoral, valendo-se da máquina pública para otimizar programas sociais, com o claro intuito de angariar votos e, portanto, influenciar na escolha dos eleitores brasileiros, de modo a ferir a lisura do pleito”, escreveu o corregedor ao aceitar o pedido.

Com informações da Agência Estado e Correio Braziliense

Leia mais:

STF dá 48h para que Governo do DF explique medidas aos ataques de bolsonaristas em Brasília

Impunidade em ato terrorista em Brasília gera onda de indignação nas redes

Michelle Bolsonaro pode ser investigada no inquérito dos atos antidemocráticos