Donald Trump pode enfrentar até 30 acusações relacionadas a fraude empresarial

Foto: Isac Nóbrega/PR

Donald Trump foi indiciado pela Promotoria de Nova York um possível pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô em 2016. Assim, ele se torna o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos que terá que sentar no banco dos réus.

“Entramos em contato nesta noite com o advogado do Sr. Trump para coordenar a sua ida ao gabinete do promotor de Manhattan para a leitura das acusações”, informou o gabinete de Bragg para a AFP.

Segundo a rede de TV CNN, Trump pode enfrentar até 30 acusações relacionadas a fraude empresarial. O ex-presidente americano, que pretende concorrer novamente à Casa Branca em 2024, deve ser indiciado nos próximos dias pela Justiça estadual de Nova York pelo pagamento de 130.000 dólares à atriz pornô Stormy Daniels, de acordo com veículos como “New York Times” e CNN, citando fontes ligadas ao caso.

Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaro e Trump

Como aliado do governo de Jair Bolsonaro (PL), Donald Trump se tornou o principal apoiador da política implementada pelo ex-presidente nas relações exteriores, que se alinhou a pautas conservadoras e contribuiu para que o Brasil perdesse protagonismo em debates importantes, como o debate sobre a justiça climática.

Os dois chegaram a se encontrar nos Estados Unidos e organizam uma série de viagens para ampliar sua base de extrema direita.

Ambos enfrentam uma série de investigações acerca dos episódios de atentados terroristas contra prédios públicos em Washington D.C e Brasília, além dos acampamentos em frente aos quartéis no caso do Brasil.

Uma investigação do Congresso dos Estados Unidos aponta que o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, fazia parte da estratégia deliberada de Trump, e que membros do círculo do então presidente estavam em contato com extremistas de direita.