As acusações são sérias e podem ter graves consequências para o ex-presidente

O ex-presidente Donald Trump senta-se à mesa da defesa com sua equipe no Tribunal Criminal de Manhattan, Nova York, EUA, em 4 de abril de 2023 — Foto: AP Photo/Seth Wenig

Nesta terça-feira (4), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu ao tribunal no sul de Manhattan, onde permanecerá sob custódia. Ele se apresentou a um juiz que leu as acusações, marcando o primeiro indiciamento de um ex-chefe de Estado norte-americano na história do país.

Trump é acusado de ter subornado a atriz pornô Stormy Daniels com um pagamento de 130.000 dólares (cerca de R$ 420 mil na época) na reta final da campanha presidencial de 2016, para que ela se calasse sobre um suposto caso extraconjugal ocorrido dez anos antes, que ele sempre negou.

As acusações são sérias e podem ter graves consequências para o ex-presidente, mas ainda é incerto se ele poderia de deixar de concorrer nas próximas eleições presidenciais.

De acordo com a agência de notícias Reuters, se ele for considerado culpado de todos os crimes das 34 acusações, somaria uma pena máxima de 136 anos de prisão sob a lei de Nova York.

*Com informações do G1 e Reuters