Apesar do resultado não tão folgado assim para os democratas, Joe Biden tem muito a comemorar

Foto: Isac Nóbrega/PR

A ‘onda vermelha’ esperada pelos aliados republicanos de Donald Trump, e pelo próprio ex-presidente, fracassou nas eleições para o Congresso nesta quarta-feira (9). A projeção NBC News aponta que o partido provavelmente ganhará 220 assentos na Câmara dos Representantes, garantindo, assim, apenas uma apertada maioria de duas cadeiras. O Senado está atualmente dividido em 50 a 50.

Apesar do resultado não tão folgado assim para os democratas, Joe Biden tem muito a comemorar. De acordo com especialistas ouvidos pela NBC News, os republicanos esperavam obter larga maioria nas eleições deste ano, para assim ajudar a construir a plataforma do retorno de Trump para à presidência. Na campanha, os aliados de Donald bombardearam os eleitores com propagandas negativas acerca da alta da inflação de preços de alimentos e combustível, além do questionável desempenhos dos Estados Unidos frente à guerra da Ucrânia.

Democratas históricos

O democrata Wes Moore venceu o candidato republicano de extrema direita Dan Cox e se tornou o primeiro governador negro do estado de Maryland, nos Estados Unidos.

Moore, de 44 anos, é ex-diretor executivo da Robin Hood Foundation, organização que luta contra a pobreza na cidade de Nova York. Sua campanha pedia o fim da pobreza infantil em Maryland e mais investimento estatal em projetos de transporte público e energia renovável.

O candidato derrotado tinha apoio de Donald Trump e se destacou por, em 2020, alegar fraude no resultado das eleições, sem nenhum embasamento.

A democrata Maura Healey se tornou a primeira governadora abertamente lésbica eleita nos Estados Unidos. Ela venceu as eleições ao derrotar o republicano Geoff Diehl, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, no estado de Massachusetts, segundo vários meios de comunicação.

Healy, 51, atual procuradora-geral de Massachusetts, localizado no nordeste do país, venceu confortavelmente seu adversário e garantiu para os democratas esse importante estado, que estava nas mãos dos republicanos.

O governador em exercício, Charlie Baker, um republicano moderado, decidiu não concorrer a um terceiro mandato.

Essas eleições de meio de mandato foram as primeiras da história com candidatos LGBTQ nos 50 estados do país e na capital Washington D.C., um exemplo de como essa comunidade se tornou uma força eleitoral cada vez mais poderosa no país. A maioria concorre pelo Partido Democrata.