Aluna relata que não quer voltar ao colégio “nunca mais”

Foto: Reprodução

Um caso de transfobia na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Mogi Das Cruzes (SP), terminou em agressão e linchamento contra uma estudante trans de 16 anos. Um vídeo que flagra a situação mostra a estudante sendo brutalmente agredida. O caso ocorreu nesta quarta-feira (9).

A estudante registrou boletim de ocorrência junto com a mãe no 1º Distrito Policial. A agressão aconteceu depois que ela foi humilhada por colegas e tratada no masculino. Uma discussão foi seguida em uma briga generalizada. No vídeo é possível ver que ela entra à força em uma sala até começarem agressões com chutes. Diversos estudantes assistem à cena no corredor. A jovem relata que não quer voltar a estudar na Galdino Pinheiro Franco “nunca mais”.

“Como é que essa adolescente volta para a escola, depois de ser humilhada dessa maneira? A exclusão da população T dos espaços de educação é o que queremos ensinar para os nossos jovens?”, questiona a deputada estadual Érica Malunguinho. “A pesquisa realizada pela ABGLT aponta que 73% dos alunos LGBTs já sofreram agressões verbais devido sua orientação sexual, e 68% por conta de sua identidade de gênero”.

A deputada afirma que está em contato com a família, a Secretaria de Educação e movimentos LGBTI+ para dar encaminhamento à denúncia.

A vereadora Erika Hilton informou que enviou um ofício ao governador João Dória e ao secretário de educação Rossieli Soares “para saber primeiro, quais as ações que a secretaria irá tomar no caso desta agressão e quais os programas que existem para acolher e apoiar alunas e alunos trans nas escolas”.