Foto: Divulgação

Quem esperava ver a adaptação do romance Torto Arado para as telas, já pode se preparar para boas notícias. O cineasta Heitor Dhalia, de “O Cheiro do Ralo”, deteve os direitos de adaptação do livro de Itamar Vieira Junior e prepara para transformar o romance em uma série de TV. O projeto será exibido pela HBO Max. A informação é da Folha de S. Paulo.

O time de roteiristas que participa a equipe da adaptação é de peso. Nomes como a dramaturga Luh Maza, Maria Shu e Viviane Ferreira, todas mulheres negras, integram o time com amplo reconhecimento na construção de narrativas audiovisuais.

A decisão de transformar um romance que não é tão extenso, pelo menos em número de páginas, em uma série de TV tem dois motivos conforme apontou Dhalia à Folha de S. Paulo. “É o formato contemporâneo, o que o espectador atual está querendo consumir”, diz ele, sobre os tempos de ouro das séries de TV. Outro motivo é a densidade na narrativa de Itamar. “Ele não constrói só uma narrativa, mas um universo. A história se passa em cem anos, e cada frase tem o poder de abrir uma verticalidade de novas proposições.”

Dhalia acredita até mesmo que a história pode gerar três temporadas, mas tudo ainda está em construção. As filmagens começam apenas em 2023, ainda sem previsão de estreia.

Torto Arado conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que vivem em uma fazenda no interior do Brasil. Um acidente com uma faca, em uma abertura de romance dos mais instigantes, é o pontapé para que uma série de histórias apresentadas com maestria por Itamar.