Foto: Reprodução / Twitter

Um tornado destruiu parte do estado americano do Kansas no último sábado (30). Fotos mostram carros amassados, prédios destruídos e casas sem telhado. A imprensa local informou que cerca de 400 edificações foram destruídas. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu avisos de tempestades severas para os estados do Centro-Oeste, incluindo Kansas, Iowa, Missouri e Nebraska. A informação é da BBC News.

O tornado recebeu um classificação preliminar de EF3, na Escala Fujita. Esta intensidade representa danos graves nas áreas atingidas pelo fenômeno.

Na cidade de Wichita, o prefeito disse que 50 a 100 estruturas foram danificadas, especialmente no subúrbio de Andover. Não houve relatos de feridos graves.

Em uma coletiva de imprensa na manhã de sábado, autoridades locais disseram que não houve mortes, apesar da extensão dos danos a prédios e carros.

“A boa notícia é que não encontramos mais feridos do que falamos ontem à noite”, disse o chefe dos bombeiros Chad Russell ao noticiário local. “Não temos relatos de mortes, não temos resgates pendentes, então não temos ninguém que saibamos que esteja preso em um prédio agora que esteja esperando por nós para resgatá-los”.

Aviões e drones foram implantados para inspecionar os danos. Autoridades pediram às pessoas que queriam ajudar a ficar longe da área devido à queda de linhas de energia.

Vídeos e fotos extraordinários postados online mostram o tornado rasgando Andover, destruindo prédios, com destroços voando no ar.

De acordo com o mapa de interrupção de energia , mais de 22.000 clientes ficaram sem energia logo após o tornado.

Kansas está no coração do chamado “beco de tornados” e é uma das regiões mais ativas do mundo em termos de tornados, de acordo com o NWS ,

De meados a final de abril a meados de junho, historicamente, houve a maior frequência de tornados, conforme mostram os registros de NSW.

Andover acaba de comemorar o 31º aniversário de uma série de tornados mortais que mataram 17 pessoas e feriram 225 em 1991. O tornado EF5 – a classificação mais intensa – atingiu o solo por 69 milhas (111 km), e foi um dos 55 tornados que se formaram do Texas a Minnesota.

Fonte: BBC News