Foto: Mídia NINJA

A ativista e liderança indígena Sônia Guajajara foi listada pela revista Time como uma das 100 personalidades mais influentes do ano. Seu nome aparece na última edição da Time 100 ao lado de nomes como Zendaya, Oprah Winfrey, Joe Biden, Gabriel Boric, Rafael Nadal, Jon Batiste, entre outros.

Atualmente Sônia é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). Luta desde a juventude pelos direitos dos povos e territórios indígenas e é atual pré-candidata à deputada federal por São Paulo.

“Os pais de ônia Guajajara não sabiam ler, e ela teve que sair de casa aos 10 anos para trabalhar. Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar na universidade. Desde tenra idade, ela lutou contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos”, escreveu para a Time o ativista Guilherme Boulos. Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Boulos compôs com Sônia uma chapa que concorreu à Presidência da República em 2018.

“Sônia Guajajara está na linha de frente da luta contra a tentativa do governo Bolsonaro de destruir as terras indígenas, junto com a floresta amazônica”, continuou Boulos. “Seu trabalho vai desde a participação na COP26 – que criou um fundo de US$ 1,7 bilhão para povos indígenas e comunidades locais, reconhecendo seu trabalho essencial protegendo terras e florestas da degradação – até os últimos meses, quando ela liderou protestos de milhares de pessoas, reunindo centenas de grupos étnicos indígenas, que ajudaram a travar um “pacote de morte” de legislação anti-indígena”.