Foto: Acervo Pessoal do Piloto

Por Rachel Motta Cardoso

Para os amantes da motovelocidade, o mês de outubro foi marcado pela quebra de um jejum que já durava dezoito anos. Diogo Moreira, o piloto de 18 anos, escreveu seu nome na história ao vencer o GP da Indonésia de Moto 3 no dia 15 de outubro, Domingo. A última vez que um piloto brasileiro venceu em alguma categoria do campeonato de motos, foi Alexandre Barros, em 2005, na etapa de Estoril, em Portugal, pela Moto GP, a categoria principal para pilotos.

Como em qualquer outro esporte, a preparação para ser um piloto profissional de moto vem desde muito cedo, em categorias de base e o piloto vai, gradativamente, evoluindo até chegar à categoria principal, a Moto GP. Mas há aqueles que se apaixonam pelo mundo das duas rodas já na fase adulta e entram de cabeça no mundo das competições, ainda como pilotos amadores. Essa é a realidade do carioca de 41 anos, Thiago Correia, também conhecido como Tilth. O apelido não tem nada a ver com o termo “deu tilte” ou “deu problema”, amplamente utilizado por alguns de nós. Thiago conta que o nome surgiu de uma antiga conta de e-mail, em que ele não conseguia criar um endereço com seu próprio nome e, então, testou o “Tilth”. Não é que deu certo?! O nome agradou e virou o seu apelido nas pistas.

Pódio de Competição. Foto: Acervo Pessoal do Piloto

Seu contato com o mundo das duas rodas começou quando tirou sua carteira de habilitação, aos 21 anos. Passou pelo processo natural de ir migrando de cilindrada em cilindrada até chegar às motos mais rápidas, ou seja, as mais potentes, mais rápidas e com cilindradas bem mais expressivas. Até que, em plena pandemia, as pistas de corrida começaram a chamar a atenção. Em 30 de agosto de 2020, inicia seus chamados trackdays, que são cursos dados para os entusiastas da velocidade. No caso do Tilth, o primeiro contato veio com o curso organizado pelo Leo TireBoy, no chamado Trackday Classe A. Desde então, não parou mais e vem competindo em diversas modalidades no mundo das duas rodas, como a competição R3 Horas – realizada pela Yamaha e organizada pela Missão AD 78 – e a mais conhecida dentre os pilotos amadores, a Super Bike Brasil.

Foto da equipe Kadu 08 para competir, em 2023, na R3 Horas, em Goiás. Foto: Acervo Pessoal do Piloto

Quer saber mais sobre o corre do Thi… Ops, deu “Tilth”! Brincadeiras à parte, se bateu aquela curiosidade, dê uma olhada nas suas redes sociais, principalmente o Instagram e veja o dia a dia do piloto!