O jornal britânico The Guardian escreveu sobre o Ato Pela Terra, liderado por Caetano Veloso, que começa nesta tarde (09/03) em Brasília.

A manifestação “Ato pela Terra” é realizada em frente ao Congresso Nacional para se opor ao que os ativistas chamam de “Pacote da Destruição”. Trata-se de cinco projetos de lei relacionados ao meio ambiente que estão em trâmite no Congresso brasileiro.

Se aprovadas, as propostas dariam luz verde à mineração comercial em terras indígenas e comprometeriam os direitos fundiários de dezenas de milhares de indígenas. Além disso, afrouxariam os requisitos e regulamentos de licenciamento ambiental sobre o uso de agrotóxicos e impulsionariam os apropriadores de terras e madeireiros ilegais na Amazônia, onde o desmatamento disparou sob o presidente de extrema-direita.

“Estou otimista sobre o futuro do Brasil. Ou seja, estou tomando medidas para promover algo novo aqui, algo que possa iluminar o mundo”, disse Caetano Veloso ao Guardian. “Mas agora é difícil se agarrar a essa mentalidade”.

Os ambientalistas temem que, se os projetos de lei se tornarem lei, consagrem as políticas antiambientais de Bolsonaro em lei nos próximos anos – mesmo que ele não consiga garantir um segundo mandato na eleição deste ano.

Artistas se reúnem no STF

Ainda nesta quarta-feira (9), os artistas que participarão do Ato Pela Terra se juntaram a indígenas, ambientalistas e outros ativistas para se reunir com parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal

Foto: Midia NINJA

Na ocasião, eles entregaram uma carta a ministros e puderam se posicionar contra os riscos de pelo menos três projetos de lei do Pacote da Destruição com impactos diretos e irreversíveis para a Amazônia, os direitos humanos, o clima e a segurança da população.

Leia mais sobre cada projeto:

https://midia.ninja/news/artistas-e-ongs-convocam-manifestacao-em-defesa-da-terra-em-frente-ao-congresso-nacional/

https://midia.ninja/news/artistas-se-reunem-com-ministros-do-stf-para-falar-sobre-as-ameacas-do-pacote-da-destruicao/