Mulher indígena, mãe, guia de turismo, artesã, ativista ambiental, Tereza Arapium conhece muito bem a importância de valorizar a terra e as raízes

Tereza Arapium é candidata à deputada estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA

Tereza Arapium é indígena da Aldeia Andirá, onde nasceu, ativista ambiental e agora se candidata à deputada estadual no Rio de Janeiro pela Rede. Nesse cenário de retrocessos e de ataques contra os povos originários, ela se propõe a ser uma voz de resistência política.

Em 2013, após sofrer com um câncer, buscou suas raízes para encontrar a cura. Se reconectou com a natureza e com sua ancestralidade. “Esse foi o meu chamado e o começo da minha busca”, conta Tereza.

Desde que voltou pro Rio de Janeiro após esse problema de saúde, se engajou no ativismo e se propôs a disputar a política. Se candidatou em 2018 para vereadora e agora concorre para a Alerj. “Estou plantando a semente dos saberes originários no Rio de Janeiro para fazer um intercâmbio de cultura entre os povos da floresta e os povos da cidade”.

Como liderança indígena luta pelo direito à vida. É ecossocialista e acredita numa política feita de maneira participativa, horizontal e que paute temas estruturais como o meio ambiente, a economia sustentável e a defesa dos povos originários.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/arapiumtereza
▪️ Facebook – facebook.com/arapiumtereza
▪️ Twitter – twitter.com/arapiumtereza

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher