Seleção feminina de handebol é ouro. Foto: Wander Roberto/COB

Por Natália Corrêa / PanAmericana

A segunda rodada do torneio feminino de surfe terminou com o Brasil perdendo. Infelizmente a brasileira Karol Ribeiro perdeu a bateria na disputa contra a mexicana Shelby Detmers. Mas, mesmo com a derrota, a brasileira segue nos Jogos Pan-Americanos. A surfista vai disputar a repescagem para se manter na competição.

No levantamento de peso do Pan, infelizmente a brasileira Jaqueline Antonia Ferreira não conseguiu ir ao pódio pelo Brasil nestes Jogos. Mas, fez uma ótima colocação ficando em 6ª ligar no Levantamento de Peso Feminino de até 87kg.

Na Canoagem C1 200m feminino, foi por pouco que Valdenice Nascimento não subiu ao pódio pela final! A brasileira ficou pertinho de passar pela linha de chegada, mas a cubana Mayvihanet Borges ultrapassou e acabou levando o terceiro lugar.

E na final do handebol feminino? É HEXA!! As brasileiras levaram a melhor na final sobre a rival Argentina por 30 a 21 nesta terça-feira. Só assim para fechar a noite com chave de ouro, literalmente.

Desde 1995, a seleção brasileira não perde nenhum jogo de handebol no Pan, já são 35 partidas invictas! Chegaram a marca do sexto título consecutivo nos Jogos ainda garantindo a vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020. Foi assim que as meninas levaram o ouro pelo handebol feminino do Pan de Lima 2019!

O clássico lotou o Ginásio Poliesportivo 1 de Videna, em Lima, com as arquibancadas lotadas, com importantes dirigentes esportivos dos países em campo assistindo o jogo, as torcidas barulhentas e vibrantes, discussões entre árbitros e um jogão de handebol feminino!

O jogo começou mal para o Brasil, com erro nas defesas e errando bolas fáceis no ataque. O técnico, Dueñas logo fez alteração no time. Tirou a goleira e capitã Bárbara e colocou a caçula da seleção em campo, Renata Arruda, de 20 anos.

No ataque, o Brasil contou com a força de Duda Amorim, com metade dos gols feitos por ela na primeira etapa. Vale lembrar que ela foi eleita e melhor jogadora do mundo em 2014! Mesmo assim, os primeiros 30 minutos marcaram pelo placar a frente da Argentina. Mas o Brasil estava ali para jogar! Em uma roubada de bola da meia argentina e com um contra-ataque, Larissa colocou a bola na rede finalizando o primeiro tempo em empate com a Argentina: 12 a 12.

Na volta da segunda etapa, as brasileiras entraram com tudo! Assumiram a frente aos 2 minutos, com o gol da Patrícia ficando 14 a 13. Minutos depois foi um atrás do outro, já estava 20 a 15. E a seleção feminina venceu a Argentina pela terceira vez consecutiva em cinco finais de Pan. Agora, rumo a Tóquio!