Kentucky, Virgínia e Virgínia Ocidental emitiram declarações de emergência e mobilizaram busca e resgate em meio a inundações

Imagem aérea mostra inundação no estado americano de Kentucky — Foto: Andy Beshear/Handout via REUTERS.

Pelo menos 16 pessoas foram confirmadas mortas após inundações recordes no leste de Kentucky. Autoridades alertam que o número de mortos deve aumentar à medida que as equipes de busca e resgate procuram pessoas desaparecidas em comunidades levadas pelas águas.

“A má notícia é que há 16 mortes confirmadas agora”, disse o governador de Kentucky, Andy Beshear, durante uma coletiva na manhã de sexta-feira (29). Beshear disse que os mortos incluem homens, mulheres, idosos e crianças.

“Isso não acabou. Enquanto estamos fazendo busca e salvamento, ainda há perigos reais por aí. A água não subiu em algumas áreas e não vai subir até amanhã”, disse ele a repórteres.

Poderosas enchentes engoliram cidades que cercam riachos em vales na região dos Apalaches, nos Estados Unidos, inundando casas e empresas, destruindo veículos e esmagando equipamentos.

Os deslizamentos de terra deixaram as pessoas em encostas íngremes e milhares ficaram sem energia na tarde de sexta-feira.

“Todo mundo que está com medo pois não conseguem entrar em contato com parentes. Os telefones celulares estão inoperantes em muitas dessas regiões”, disse Beshear. “Vamos tentar conectar o maior número de pessoas possível”.

As inundações resultaram de chuvas “épicas” que despejaram até 25 centímetros de chuva na área em 24 horas, disse William Haneberg, professor de ciências ambientais e diretor do Kentucky Geological Survey.

O terreno da região de encostas íngremes e vales estreitos a torna propensa a inundações, mas a crescente frequência e gravidade das inundações causadas pela chuva nos Apalaches são sintomáticas das mudanças climáticas, disse Haneberg.

As inundações “serão mais extremas e frequentes, mas é difícil prever quão extremas e frequentes serão no futuro”, disse ele à agência de notícias Reuters.

Tonya Smith, cujo trailer foi levado pela enchente, pega comida de sua mãe para dar ao pai em Perry County, Kentucky [Matt Stone/USA Today Network via Reuters]

‘Perderam tudo’

Equipes de busca e resgate em Kentucky resgataram pelo menos 294 pessoas, com mais de 100 transportadas de avião das áreas afetadas pela Guarda Nacional, disse Beshear. Ele também disse que partes de pelo menos 28 estradas estaduais em Kentucky foram bloqueadas devido a inundações ou deslizamentos de terra.

Rachel Patton disse que as águas da enchente encheram sua casa no condado de Floyd tão rapidamente que sua mãe, que está com oxigênio, teve que ser evacuada em uma porta que flutuava na água. A voz de Patton falhou enquanto ela descrevia sua fuga angustiante. “Tivemos que nadar e estava frio. Estava acima da minha cabeça, foi assustador”, disse ela à WCHS TV.

Outra moradora, Patricia Colombo, de 63 anos, disse à Associated Press que foi resgatada por uma equipe de helicóptero depois que uma rodovia estadual inundou, deixando-a presa em seu carro enquanto a água subia. Colombo perdeu seu veículo, mas disse que teve mais sorte do que os outros.

“Muitas dessas pessoas não podem se recuperar aqui. Elas têm casas meio submersas, perderam tudo”, disse ela.

https://twitter.com/davidcharns/status/1552894247807815680

O presidente dos EUA, Joe Biden , aprovou o pedido de Beshear para uma declaração de desastre no estado, permitindo a liberação de fundos federais para ajudar no resgate e reconstrução.

Algumas das áreas mais severamente afetadas sofrem com altos níveis de pobreza, e Beshear previu que levará mais de um ano para se recuperar dos danos.

Fonte: Al Jazeera e agências de notícias

Clique para ler a reportagem original