Foto: Divulgação / Defesa Civil

O temporal que atingiu a Costa Verde no litoral sul fluminense, na noite de ontem (1º) e madrugada de hoje (2), provocou até agora um total de 14 mortes, incluindo crianças, conforme informações divulgadas pelo estado do Rio de Janeiro.

Em Paraty, sete pessoas de uma mesma família morreram em consequência de um deslizamento de terra que destruiu a casa onde moravam, segundo o Corpo de Bombeiros. A mãe Lucimar e seis de seus filhos, João, 2 anos, Estevão, 5 anos, Yasmim, 8 anos, Jasmin, 10 anos, Luciano, 15 ano e Lucimara, 17 anos. O 7º filho foi resgatado com vida e encaminhado para o hospital municipal de Paraty. De lá, ela foi transferido para o Hospital de Praia Brava, em Angra dos Reis, cidade vizinha.

No mesmo deslizamento, quatro crianças de outras famílias foram resgatadas com ferimentos leves. O deslizamento ocorreu na Praia da Ponta Negra e atingiu sete casas.

Ainda de acordo com a prefeitura de Paraty, desde quinta-feira (31), foram registrados mais de 300 mm de chuva no município. Cerca de 60 moradores dos bairros Condado, Patrimônio e Ilha das Cobras estão desalojados e foram para abrigos.

A prefeitura pede agasalhos, colchões, material higiênico e cestas básicas para distribuir aos bairros afetados. “Estamos com mais de noventa pessoas trabalhando para restabelecer a segurança em todos os locais com barreiras, porém tendo que lidar com a dificuldade de acesso. Pedimos paciência. Na praia do Sono teve inundações, mas sem nenhum óbito. Estamos trabalhando por lá também”, informou o prefeito.

Nas redes sociais, moradores reclamam da falta de solidariedade das elites que ocupam a cidade. “Bizarro que não exista um helicóptero disponível para fazer o resgate das famílias em Ponta Negra”, escreveu um dos comunitários, referindo-se a moradores que ficaram ilhados. Bombeiros estariam atravessando o local por trilha.

“Estamos falando de bilionários que inclusive atrapalham diariamente a vida dessas populações caiçaras porque fecharam e controlam a única passagem por terra para construir seu precioso condomínio. Colaborar com o resgate e a reconstrução da Praia do Sono e de Ponta Negra nesse momento deveria ser obrigatório!”.

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil de Paraty permaneceram na Praia da Ponta Negra apoiando as ações de resgate. Um total de 22 bairros foram atingidos por alagamentos e outras ocorrências ligadas às chuvas e pelo menos 71 famílias estão desalojadas.

Situação em Angra dos Reis

Em Angra dois Reis, na Baía da Ilha Grande três pessoas estão desaparecidas, na Praia de Taguaçu, após deslizamento de terra. Ao local só é possível chegar por meio de barcos e equipes do Corpo de Bombeiros já estão no local.

No bairro de Monsuaba, cinco pessoas morreram por causa da chuva em Angra dos Reis, segundo o município, sendo três crianças de, aparentemente, 4, 9 e 11 anos, e dois adultos por volta de 35 e 60 anos. As buscas prosseguem e os bombeiros contam com auxílio de cães farejadores na buscas dos desaparecidos. Todas as vítimas foram encontradas no bairro Monsuaba, onde foram registrados 655 mm de chuva em 48 horas.

Na Ilha Grande, também na Costa Verde, os bombeiros estão trabalhando em busca de vítimas na região da Praia Vermelha. Segundo moradores, um pai e dois filhos estão desaparecidos na Praia de Itaguaçu. O local é de difícil acesso.