Após questionar se alguém está filmando, ele diz: “Eu tenho uma admiração por Hitler”

Imagem: Reprodução

Um professor de história da rede estadual de Santa Catarina foi filmado defendendo o nazismo em sala de aula. Segundo o delegado Juliano Baesso, o homem já é investigado por condutas parecidas, que foram denunciadas por alunos da unidade de ensino, como apurou o G1.

O vídeo repercutiu na web nesta terça-feira (14) e será anexado ao inquérito já existente, informou a polícia.

“O professor chega a apoiar o que ele [Adolf Hitler] fez?”, pergunta um aluno. O professor responde que “sim, claro”.

Após questionar se alguém está filmando, ele diz: “Eu tenho uma admiração por Hitler”.

A Coordenadoria Regional de Laguna informou que começou a tomar “todas as medidas cabíveis” assim que soube da conduta do professor, nesta terça-feira (texto completo no final da matéria).

Em novembro do ano passado, o mesmo professor foi afastado por 60 dias após elogiar o nazismo em um aplicativo de mensagens. Ele afirmou, na ocasião, que “Hitler foi melhor que Jesus”.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, o inquérito que apura a conduta do docente está na fase final e deve ser concluído nos próximos dias.

O professor, que já foi ouvido pela polícia, está sendo investigado por apologia ao nazismo e também por possível crime de discriminação em razão da origem, devido a alguns comentários feitos após as eleições.

Nota da Secretaria de Educação

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira, 14, iniciou as medidas cabíveis, considerando que há um processo já em andamento. A SED informa também que tomará todas as providências dentro da legalidade.

Apologia ao nazismo é crime

A apologia ao nazismo por meio de símbolos, emblemas ou propaganda desse regime é um crime sujeito à pena de reclusão.

Conforme a Lei 7.716/1989, é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, com pena de reclusão de um a três anos e multa. Se o crime for cometido em publicações ou meios de comunicação social, a pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Também é considerado crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

*Com informações do G1