O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) fez um apelo para que a população mantenha o esquema vacinal em dia

Foto: Marinha do Brasil

Devido ao aumento dos casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amapá, a Marinha do Brasil enviou dois tanques contendo 12 mil toneladas de oxigênio, juntamente com outros equipamentos essenciais, para auxiliar no atendimento da rede pública hospitalar do estado. Todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas encontram-se lotadas.

Os tanques de oxigênio serão utilizados para abastecer 30 novos leitos no Hospital Universitário (HU), sendo 10 deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O mesmo hospital já desempenhou um papel crucial durante o auge da pandemia de covid-19.

O governo estadual decretou situação de emergência na saúde pública em 13 de maio.

Desde o decreto, quatro crianças perderam a vida em hospitais públicos devido a doenças respiratórias, sendo três óbitos registrados em três dias consecutivos, conforme a secretaria de Saúde.

O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) fez um apelo para que a população mantenha o esquema vacinal em dia.


 


Em uma reunião entre o governo estadual e as prefeituras dos 16 municípios, foram estabelecidas as seguintes medidas emergenciais para combater o surto:

  • Aumento do número de leitos de UTI em Macapá e Santana;
  • Intensificação da campanha de vacinação;
  • Implementação de um decreto com medidas sanitárias;
  • Restauração do Comitê de Emergência em Saúde;
  • Reforço no fornecimento de oxigênio nas unidades de saúde;
  • Aumento nas escalas de plantão.

Na última terça-feira (16), 10 técnicos do Ministério da Saúde foram enviados ao Amapá para oferecer suporte no atendimento médico.

Nessa mesma data, Santana, o segundo maior município do estado, também decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento nos casos de internações de pessoas com sintomas gripais, principalmente entre crianças.