Foto: Mídia NINJA

O STF suspendeu por maioria de votos na tarde de hoje a transferência do ex-presidente Lula para presídio em São Paulo. Dias Toffoli, presidente da Corte, definiu Edson Fachin como relator do caso e colocou em votação em plenário.

Advogados de Lula enviaram no início desta tarde ao Supremo Tribunal Federal uma petição para Gilmar Mendes com pedido de liminar que colocasse o ex-presidente em liberdade e suspendesse sua transferência para São Paulo. Mais de 70 parlamentares estiveram presentes no STF em reforço ao pedido da defesa de suspensão da transferência.

A solicitação da defesa foi de urgência na análise do pedido de liberdade até a conclusão do julgamento de Lula, e em caso de negativa, a anulação do pedido de transferência de Lula para São Paulo.

Entenda o caso:

Na manhã desta quarta-feira, a juíza federal Carolina Lebbos autorizou a transferência do ex-presidente Lula para São Paulo. No despacho, Lula seria enviado a um estabelecimento localizado no estado de São Paulo, no presídio de Tremembé, a pedido da Superintendência da Polícia Federal, usando como argumento que a defesa havia solicitado a transferência de Lula para ficar mais perto de familiares e amigos.