Milhares de brasileiros aderem à paralisação e vão às ruas contra as reformas, pelo Fora Temer e por Diretas Já.

Em Curitiba, na Boca Maldita, trabalhadoras e trabalhadores participam de ato na luta por mais direitos, contra as Reformas do governo golpista de Michel Temer. Foto: Gibran Mendes

As mobilizações e greves puxadas por centrais sindicais e movimentos sociais nesta sexta-feira, 30, alcança até o momento mais de 70 cidades de todas as regiões do país. Entre as capitais, Sudeste e Nordeste tiveram mais aderência, com grandes manifestações em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.

Cidades como Recife e Fortaleza amanheceram com as ruas vazias devido às paralisações das categorias de transporte. Já em Curitiba mais de 39 agências bancárias não abriram hoje.

Avenida Cruz Cabugá, uma das principais vias de Recife, vazia no início da manhã. Foto: Mídia NINJA

Agências bancárias no Centro de Curitiba paradas. Segundo o Sindicato dos Bancários, são ao menos 39 agências fechadas.

A paralisação retoma a jornada de atos dos trabalhadores sindicalizados e organizados contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas do governo Michel Temer, e que tramitam no Senado e na Câmara Federal, respectivamente.

Essa é a terceira Greve Geral desde a apresentação das propostas pela equipe econômica do governo. Liderada principalmente pelas centrais sindicais, a última atingiu cerca de 250 cidade, com mobilizações que chegaram a reunir 300 mil pessoas em todo o país.

Presos políticos

Duas mulheres foram detidas em São Paulo, durante trancaço entre as avenidas São João e Ipiranga. As prisões foram realizadas dentro de um estabelecimento. A PM não justificou a ação, que ocorreu enquanto elas tomavam café da manhã. Em Rondônia, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul também há militantes detidos.

Em Porto Velho – RO, bancário da direção do SEEB é preso em ação da Polícia Militar.

Mobilização contínua

No final da tarde estão previstas grandes mobilizações na maior parte das capitais e cidades metropolitanas do país. Em São Paulo, a concentração começa às 18h, no vão do MASP, na Av. Paulista.

Povo unificado na Praça da Bandeira em Fortaleza.
Foto: Evilazio Bezerra / Mídia NINJA

O MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto realizou ato no Aeroporto Internacional de Congonhas, no Salão de Embarque, em São Paulo. Foto: Mídia NINJA

 

Estudantes fecharam a Linha Vermelha Movimento da UJS, UJR, PCR, MLC, MLB, PCB e UJC lideram o ato. Foto: Francisco Proner / Mídia NINJA

MTST ocupa o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo. Foto: Mídia NINJA

Repercussão nacional

Desde às 6 da manhã a hashtag #GrevePorDireitos, escolhida pelos movimentos sociais para a ação nas redes durante o dia de hoje, está entre os 10 assuntos mais falados do Twitter e segue em primeiro lugar toda a manhã. Coletivos e veículos de mídia independente também realizam cobertura com fotos, vídeos e transmissões ao vivo de todas as mobilizações e podem ser encontradas na tag.