Texto de Valquíria Monteiro e Aline Braga para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Haverá uma campeã inédita na Copa do Mundo Feminina! Em um jogo emocionante até o final, a Suécia bateu o Japão por 2×1 e avança para a semfinal.

O primeiro tempo começou equilibrado, com as duas seleções conseguindo chegar na área adversária com perigo. O Japão tinha tudo para impor seu estilo de jogo como tem feito até o momento neste Mundial, porém, a eficiência foi da Suécia que chegou ao gol aos 32 minutos com a zagueira Ilestedt.

Depois do gol, as suecas conseguiram se encontrar no jogo e oferecer mais ofensividade até o intervalo.

Na volta do intervalo, o time japonês não conseguiu se achar em campo e sofreu o segundo gol aos 51 minutos. Depois de um toque de mão na área, a arbitragem marcou pênalti e Angeldal converteu para a Suécia, que ficava cada vez mais perto da próxima fase.

Com substituições, o Japão ficou mais agressivo e tentou reverter a situação explorando as laterais. Aos 73 minutos, a arbitragem marca pênalti em cima da Ueki, mas a camisa 9 do Japão chuta na trave, para a felicidade das Suecas que tinham mais dificuldades em criar jogadas e ter posse de bola.

Em uma falta aos 85 minutos, o Japão colocou uma bola no travessão e na sequência, um belo chute de Hayashi faz o único gol do Japão na partida.

Com 10 minutos de acréscimo, o Japão foi totalmente para o ataque, chegaram a finalizar com perigo algumas vezes mas não conseguiram o gol de empate e a Suécia se classifica com o placar de 2×1.

O resultado nos proporciona uma futura campeã inédita na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023.