Empresários, produtores rurais, colecionadores de armas, atiradores e caçadores esportivos, chamados de CACs, estão entre os alvos da operação que cumpre 22 mandados de busca

Dinheiro apreendido pela PF na casa do empresário Geraldo Cesar Killer, em Bauru (PF), em operação contra financiadores dos atos de 8 de janeiro — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal deu início à 11ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar os financiadores e fomentadores dos atos criminosos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro deste ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

Empresários, produtores rurais e colecionadores de armas, atiradores e caçadores esportivos, chamados de CACs, estão entre os alvos da operação. Os agentes estão cumprindo 22 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, expedidos pelo STF.

Um dos mandados é contra o empresário Geraldo Cesar Killer, que doou R$ 10 mil para a campanha de Jair Bolsonaro (PL) e fez outra doação do mesmo valor para o senador Marcos Pontes, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, segundo a Folha de S. Paulo. Na residência de Killer, em Bauru (SP), a polícia apreendeu uma grande quantidade de dinheiro vivo nesta manhã.

No Mato Grosso do Sul, um dos alvos é o empresário Adoilto Fernandes Coronel, de Maracaju (MS), de acordo com o portal G1. Ele já constava como suposto financiador dos atos em uma lista divulgada pela Advocacia-Geral da União (AGU) em fevereiro.

O STF determinou o bloqueio de bens dos alvos e a PF informou que o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público pode chegar até R$ 40 milhões.

Alvos da operação da PF que mira financiadores da tentativa de golpe de 8 de Janeiro. Foto: reprodução

Desde a primeira fase da Operação Lesa Pátria, já foram cumpridos 69 mandados de prisão, sendo 65 de prisão preventiva e 4 de prisão temporária, além de 174 mandados de busca e apreensão. Foram instaurados até agora 17 inquéritos.

Os crimes investigados são abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.