Foto: Lukas Juhler

Na última quarta-feira (18), a ONG que ajuda a população em situação de rua, SP Invisível, realizou um churrascão para as pessoas em situação de rua perto do touro da B3 recém inaugurado em frente a bolsa de valores brasileira, local próximo de muitas “malocas” e barracas onde dormem as pessoas que estão nessa situação.

A ação da SP Invisível serviu para denunciar o contraste do Brasil que vivemos. “Enquanto colocam um touro sinalizando o progresso no meio do centro de São Paulo, o número de pessoas na rua com fome nunca esteve tão alto. Que progresso é esse?”, questiona o co-fundador do projeto, Vinícius Lima.

O “Touro de Ouro” é uma réplica do Touro de Wall Street, instalação em bronze no distrito financeiro de Nova York, nos Estados Unidos. O animal é símbolo de otimismo e prosperidade no mercado financeiro, porém veio em tempos não otimistas, em que vemos cada vez mais pessoas com fome, os mercados mais caros e o desemprego tomando conta das casas.

Foto: Lukas Juhler

Foi escolhido um churrasco, pois neste semestre, a alta no preço dos alimentos levou muitas famílias a buscarem itens como gordura e ossos de boi nos açougues e até em caçambas de descarte, em contraste com o touro de ouro erguido no centro de São Paulo.

“Em um momento tão desigual que vivemos, progresso de verdade está em olhar e ajudar o próximo. Se for para ter touro, que seja quem passar fome. Se for para ter ouro, que seja para uma economia sustentável”, disse André Soler.

A ação também faz parte de uma pré ativação do Natal Invisível, ceia solidária que a SP Invisível faz todo ano para celebrar o Natal com a população em situação de rua. O Natal Invisível neste ano pretende atacar a fome a curto e longo prazo com a refeição para pessoas em situação de rua, em parceria com o Cisarte, e também levantar um banco de alimentos” para subsidiar, ao longo de alguns meses, diversos projetos que estão diariamente nas ruas combatendo a fome dessa população. Ao todo serão atendidas 22 mil pessoas.