Pré-candidata pelo PSOL-SP reúne militância no Teatro Oficina, em São Paulo, na terça-feira, dia 14 de junho

Foto: Mídia NINJA

A pré-candidata a deputada federal por São Paulo pelo PSOL, Sonia Guajajara, lança na próxima terça-feira, 14 de junho, sua pré-candidatura em um ato no Teatro Oficina com a presença de nomes como Guilherme Boulos, Carmen Silva, Dona Jacira, Bel Coelho, Letícia Sabatella, Alê Youssef, Marcos Xukuru e outros. Sebastião Salgado participa do evento com um vídeo gravado para a ocasião, bem como outros apoiadores de Sonia, como Bela Gil, Manuela D’Ávila e Duda Beat. O evento começa às 18h30.

No ato, Sonia recebe militantes e apoiadores das mais diversas áreas para divulgar os principais pontos da futura campanha à Câmara dos Deputados – baseada nos princípios do respeito à democracia, aos direitos humanos, a justiça, ao cuidado com o meio ambiente, defesa da pluralidade, sem racismo e discriminações de nenhum tipo.

O espaço do Oficina será ambientado com folhas secas e sons de floresta, e Sonia será acompanhada por uma comitiva de outras pré-candidatas indígenas do PSOL à Câmara dos Deputados, reforçando a ideia da formação de uma Bancada Indígena – a partir do mote “Aldear a Política” e da iniciativa “Campanha Indígena” da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia), que tem a intenção de incentivar e apoiar candidaturas indígenas às Assembleias Legislativas e ao Congresso Nacional.

Sonia Guajajara – atual coordenadora executiva da Apib – volta ao Brasil após viagem a Nova York para participar do Time100 Summit 2022, que reuniu as 100 pessoas mais influentes do mundo escolhidas pela revista. “Aproveitei o momento para me reunir com John Kerry, enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos, para falar da falta de proteção na Amazônia e do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips desde domingo”, conta Sonia.

O ato é também um lançamento do Manifesto SP é Terra Indígena – “A luta pela mãe Terra é a mãe de todas as lutas”. O texto é um manifesto popular de apoio à pré-candidatura de Sonia Guajajara à Câmara dos Deputados e às outras pré-candidaturas indígenas no Estado de São Paulo à Assembleia Legislativa.

“A verdadeira mudança virá com a ascensão de vozes como a de Sonia Guajajara”, diz um trecho do manifesto. “Sonia é reconhecida internacionalmente pela sua luta na causa indígena e na defesa das Florestas, contrariando o interesse daqueles que querem o mal ao povo Brasileiro. É preciso pintar os parlamentos de urucum e jenipapo! Nossa missão será vencer a histórica sub-representatividade dos povos indígenas nos espaços de decisão no Brasil.”