A Mídia NINJA acaba de lançar seu novo espaço em São Paulo, a Nave Coletiva. A inauguração foi marcada pelo Festival Ninja, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro.

Foto: Gabriel Chagas / Mídia NINJA

A Nave entrou em órbita e já faz parte do circuito de grandes eventos e espaços da cidade de São Paulo. O galpão no Cambuci já está sendo ocupado de forma coletiva. Uma filial do Armazém do Campo do MST, um escritório da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o projeto de Teto Verde do MTST, um estúdio de serigrafia do Coletivo SHN e a rede Design Ativista são os primeiros de uma constelação de iniciativas e redes que irá formar o universo de atividades do projeto.

A partir de agora um novo empreendimento também faz parte da Nave Coletiva. É o S.O.M – Sistema operacional da Música – uma rede social que coloca em contato a base de dados acumulada e desenvolvida durante os 10 anos em que a emergência de uma cena de festivais, e as ações em rede do coletivo Fora Do Eixo mudaram o mapa da música brasileira.

O S.O.M acredita que a construção de redes de colaboração e ações coletivas é o melhor caminho possível para a música independente brasileira. Isso não é uma aposta. Isso aconteceu no Brasil entre 2005 e 2010, em um momento de efervescência de políticas públicas para a Cultura. Hoje, esta mesma força dos movimentos de arte e cultura também ganha um papel muito importante na defesa dos valores democráticos e de combate a censura. Estarmos juntos e juntas agora é mais importante do que nunca.

.

Para isso preparamos um percurso especial para os participantes da SIM São Paulo. Para os artistas, a NAVE coletiva criou o palco DATA EXTRA. Abriremos o espaço para dois shows diários de bandas que vierem para a SIM-SP, e que querem ampliar a sua agenda na cidade. A partir do dia 01/12 (domingo) abriremos as inscrições. Fique ligado no perfil da @navecoletiva no Instagran.

Produtores e público em geral que queiram conhecer de perto serão muito bem vindos no nosso Domingo na NAVE. Vamos receber os participantes da SIM para um delicioso almoço no dia 08/12 (domingo), onde além de conhecer as novas instalações da Mídia Ninja em São Paulo, poderão navegar e conversar sobre a plataforma do S.O.M e aproveitar as oportunidades do ínicio do seu desenvolvimento.