Barco turístico naufraga com 26 pessoas a bordo ao largo da península de Shiretoko, Japão. Foto via CNN.

Subiu para 11 o número de mortos em um acidente fatal de barco neste final de semana no norte do Japão. A informação é do DW, a partir das agências de notícias e confirmações das autoridades nesta segunda-feira (25), e foi atualizada a partir da confirmação de morte de uma criança entre as vítimas que havia sido resgatada no domingo (24).

O Kazu 1, um barco turístico com 26 pessoas a bordo, incluindo duas crianças, desapareceu no sábado (23) depois de atingir o mar agitado nas águas geladas da Península de Shiretoko, que é um patrimônio mundial da UNESCO conhecido por sua biodiversidade. O barco partiu de manhã para um cruzeiro, no entanto, os turistas se depararam com um agravamento das condições climáticas que deixou o mar bastante agitado.

A área, localizada ao largo da ilha japonesa de Hokkaido, é conhecida como um local perigoso para as manobras de barcos devido às fortes marés e um litoral rochoso. Os outros barcos de pesca locais que estavam na área retornaram à costa, mas o barco de turismo seguiu em frente por razões ainda não explicadas.

Um pedido de socorro do barco na tarde de sábado levou a extensos esforços de resgate e despertou preocupação nacional. O sinal havia retransmitido que a proa do navio estava recebendo água e que o navio estava se inclinando para um lado. O Kazu 1 permaneceu inacessível após a ligação, de acordo com as autoridades.

A guarda costeira e a polícia do Japão continuam as operações de busca com helicópteros e navios, mas as esperanças de possíveis sobreviventes estão diminuindo devido às temperaturas geladas na área remota.

Equipes de resgate, incluindo autoridades japonesas e voluntários locais, chegaram ao local do acidente cerca de quatro horas após o envio do primeiro sinal de socorro, atrasado em parte pelo mar agitado e prejudicado pela logística.

Na noite de domingo, os socorristas recuperaram os corpos de sete homens e três mulheres, mas não confirmaram suas identidades.

O Ministério dos Transportes do Japão está investigando a empresa de turismo e a causa do acidente. A agência de notícias AFP informou que o capitão do Kazu 1 foi investigado por colocar o tráfego em risco em junho passado, depois que o barco encalhou em águas rasas.

O pai de uma das pessoas a bordo, Tsuyoshi Suzuki, disse à mídia local que seu filho de 22 anos havia feito a viagem e planejava pedir sua namorada em casamento no barco.

“Eu soube que meu filho trouxe um anel e decidi propor a ela na viagem como uma surpresa”, disse Suzuki à emissora local Hokkaido Broadcasting. “Eu sei que não há esperança, mas eu só quero que eles sejam encontrados juntos.”

Fonte: DW com informações de AFP e AP