Foto: Erin Hooley/AP

“De volta para onde tudo começou”, anunciou a ginasta sobre a convocação para o Mundial

 

Por: Thammy Luciano

O retorno da ginasta Simone Biles às competições internacionais será no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que começa neste sábado (30), em Antuérpia, na Bélgica. A competição é um dos principais eventos pré-olímpicos da modalidade para a classificação e garantia de uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. 

Aos 26 anos, Simone Biles irá disputar seu sexto campeonato mundial de ginástica artística. A ginasta já conquistou 25 medalhas em mundiais, sendo 19 de ouro, três de prata e três de bronze. Além de marcar sua volta aos torneios internacionais, o campeonato deste ano será sediado onde, há 10 anos, Biles disputou pela primeira vez mundialmente.

Para anunciar a volta aos mundiais e o retorno à Bélgica em um momento tão importante em sua carreira, Biles fez uma publicação em suas redes sociais. “De volta onde tudo começou. Vejo vocês na Bélgica.”, declarou a ginasta. O momento tão aguardado é mais uma etapa importante para a reinvenção de Simone Biles e sua nova relação com o esporte.

Da pausa ao retorno

Biles ficou sem competir desde julho de 2021, quando desistiu das finais individuais e por equipes nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na ocasião, a ginasta chamou a atenção de todos ao falar abertamente sobre sua saúde mental. Simone afirmou que estava sofrendo “twisties”, termo utilizado por atletas para um bloqueio mental que, durante a execução de um movimento, faz com que o ginasta perca a noção de espaço e posição no ar.

Foto: Danielle Parhizkaran/USA Today Network

Além de desistir das provas que ainda disputaria, Biles anunciou uma pausa em sua carreira para cuidar de seu bem estar emocional e saúde mental. Desde então, foram 732 dias longe das competições até seu retorno. Nesse período, Biles dedicou-se ao cuidado com sua saúde mental, sua vida pessoal e, aos poucos, voltou a treinar.

Em agosto deste ano, Simone Biles retornou às competições e participou do US Classic, torneio nacional de ginástica artística. Em sua volta, Biles recebeu as maiores pontuações de três entre as quatro provas que disputou. A ginasta foi destaque no solo, trave de equilíbrio, barras assimétricas e no salto sobre a mesa, e garantiu a medalha de ouro.

O retorno ao cenário mundial marca mais um passo da nova fase de Biles. Em entrevista recente ao Olympics.com, Biles explicou que agora vê o sucesso de forma diferente e que sua visão sobre o esporte mudou. “Agora é estar lá, estar bem mentalmente, me divertir, e o que acontecer, vai acontecer.”, contou a ginasta.

O mundial

O Campeonato Mundial de Ginástica Artística acontece de 30 de setembro a 8 de outubro. A primeira fase é classificatória e será disputada entre sábado (30) e segunda-feira (2), com transmissão pela All Gymnastics TV. A segunda etapa é decisiva, pois acontecem as finais, que serão entre os dias 2 e 8 de outubro, e será possível acompanhar a transmissão pelos canais SporTV 3, Canal Olímpico do Brasil e Cazé TV.