Esgotados é um retrato sobre a falta de saneamento do bairro de Cambury, na cidade litorânea de São Sebastião, São Paulo. O território é um dos locais onde ainda se preserva a Mata Atlântica brasileira, que fornece grande parte da água consumida pelo país. A série é formada por quatro episódios, onde cada um mostra um pouco dessa realidade, de como a falta de infraestrutura afeta o meio ambiente e toda uma cadeia econômica movida pelo turismo. A produção ainda apresenta soluções alternativas para o saneamento básico e como, a partir dele, garantir a proteção das vidas e dos rios da região.

Com cinco minutos de duração, cada episódio narra um capítulo dessa história. O primeiro mostra a desigualdade social na  composição do bairro, e revela que a falta de saneamento afeta a todos que vivem, trabalham e desfrutam desse lugar. O segundo traz o histórico de desenvolvimento desordenado da região, de como foram se formando as comunidades, como o rio foi perdendo sua vida, e como esses lugares hoje são os primeiros a sofrer com as consequências climáticas, vitimados por enchentes e deslizamentos. No terceiro, vemos como a carga de poluição já está afetando o rio, o mar e a própria cadeia econômica e cultural da região. O quarto e último episódio da série apresenta soluções alternativas, estudadas para o local a partir do projeto Comunidade Amiga do Rio, e demonstra que, com a união popular, será possível colocar essas soluções em prática.

A série é uma iniciativa do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), que, há dois anos, apoia o projeto Comunidade Amiga do Rio. Através de uma equipe de engenharia, educadores ambientais e moradores locais, a iniciativa promoveu estudos ambientais e socioeconômicos na região, e identificou quais seriam as soluções tecnológicas a serem aplicadas antes que o rio seja completamente poluído e entre em estado de eutrofização (morte). 

A série completa está disponível no canal do Mídia NINJA no YouTube.