A CPMI terá um prazo inicial de 120 dias, com possibilidade de prorrogação

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A senadora Eliziane Gama (PSD) foi designada como relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada nesta quinta-feira (25) pelo Congresso para investigar os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília.

“Esta é uma nomeação de grande importância. A senadora Eliziane Gama atuará como relatora da CPMI e será fundamental para o desdobramento das investigações sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro. A CPMI desempenhará um papel crucial na defesa da democracia, uma vez que não podemos simplesmente permitir que o que aconteceu naquela data seja deixado sem investigação nesta Casa”, declarou o deputado Arthur Maia (União Brasil), eleito presidente da CPMI.

“É amplamente conhecido que existe uma narrativa sugerindo a existência de uma coordenação mais ampla com o intuito de promover um golpe e minar a democracia no Brasil”, ressaltou.

Os vice-presidentes da CPMI serão Cid Gomes (PDT) e Magno Malta (PL), sendo este último um fervoroso apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não obteve posições de destaque na mesa diretora, como parte de um acordo com os partidos do “centrão” para viabilizar a CPMI.

O deputado Rogério Correia (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser “convocado” para prestar depoimento na CPMI, por ser considerado o “autor intelectual” do levante de 8 de janeiro.

A CPMI terá um prazo inicial de 120 dias, com possibilidade de prorrogação.