Ele não informou qual a linha de base a ser considerada para a respectiva contabilização (Mayke Toscano/Gcom-MT)

 

Nathalia Minari, para a Cobertura NINJA na COP26

Jair Bolsonaro não foi a Glasgow para participar da 26ª Conferência Mundial sobre o Clima. Preferiu mandar uma mensagem em que tenta maquiar os problemas ambientais do Brasil. O vídeo de quase três minutos foi exibido no Pavilhão Brasil, montado em Glasgow. O representante do país na COP26, também não estava lá.

O ministro do meio ambiente, Joaquim Leite participou de uma transmissão ao vivo. Ele estava na Confederação Nacional da Indústria, acompanhado por empresários e os ministros da Justiça e da Agricultura. Nesse encontro, anunciou, sem detalhar qual o planejamento, que a meta brasileira de redução da emissão de gases de efeito estufa até 2030, passaria de 43% para 50%, prevendo a neutralização do carbono em 2050.

Informado posteriormente, o Ministro indicou que a base de cálculo das reduções se refere aos níveis de 2005, constantes no 4º Inventário Nacional de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa, publicado em dezembro de 2020. Vale lembrar que, antes desta mudança, a última atualização da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, em inglês) brasileira ficou marcada por uma “pedalada climática”.

De acordo com especialistas, a nova meta proposta, ainda que mostre uma maior ambição de redução, não alcança a NDC brasileira assumida em 2015. A meta divulgada em Glasgow prevê a emissão de 1,4 Giga tonelada de CO2 até 2030, enquanto aquela inicialmente anunciada, previa 1,2 Giga tonelada. A meta de 2020 indicada por Bolsonaro, referente à pedalada climática, previa a emissão de 1,6 Giga toneladas de CO2 até o final desta década.

Quanto ao discurso vazio de Bolsonaro, este afirmou “o Brasil nunca foi parte do problema, mas sim da solução”, celebrando a proposta de seu governo. Mas o mundo todo acredita que o Brasil é sim parte do problema, afinal, foi o quarto país do mundo que, cumulativamente, mais emitiu CO2 de 1850 até 2021, segundo estudo do Carbon Brief.

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!