Deputados do campo progressista se destacaram entre os principais premiados.

Foto: reprodução

A deputada Sâmia Bomfim, representante do Psol-SP, foi a grande vencedora na categoria “Melhores na Câmara” no prestigiado Prêmio Congresso em Foco 2023. Sâmia, em seu segundo mandato como deputada federal, obteve uma impressionante soma de 68.666 votos na votação popular, que ocorreu sob a auditoria da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Erika Hilton, também deputada do Psol e uma das principais vozes trans na política brasileira, ficou em segundo lugar com 64.406 votos, enquanto o líder do partido, Guilherme Boulos, conquistou a terceira posição com 44.034 votos. A premiação reconhece os 25 deputados mais bem avaliados pelo público na internet, com os três primeiros colocados recebendo troféus.

Sâmia Bomfim, conhecida por seu papel de destaque na CPI do MST e por sua atuação na Câmara, aproveitou seu discurso de agradecimento para destacar a importância da sociedade brasileira na derrota de um candidato “hoje inelegível e em breve preso”, referindo-se a Jair Bolsonaro nas eleições do ano passado.

Erika Hilton, ao ser premiada com o segundo lugar, enfatizou a relevância de seu trabalho em trazer para o centro do debate político as vozes de mulheres negras, da comunidade LGBTQIA+ e de grupos historicamente marginalizados.

O Prêmio Congresso em Foco 2023 também incluiu categorias especiais, como “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”, definidas por um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. Para concorrer, os parlamentares precisavam cumprir critérios específicos, como um mínimo de 60 dias de mandato em 2023 e ausência de envolvimento em processos legais ou apologia a práticas contrárias aos direitos humanos e ao Estado Democrático de Direito.