Conheça o jogador saudita que classificou sua seleção para as oitavas de final na Copa de 94

Saeed Al-Owairan. Foto: (Reprodução/Omar Torres)

Por Rachel Cardoso

Toda Copa do Mundo apresenta seus jogadores favoritos e também os “azarões”. A Copa deste ano acontece no Catar e teve seu início em 20 de novembro. A primeira partida do Grupo C ocorreu no dia 22 entre Argentina e Arábia Saudita. Os argentinos são apontados como uma das seleções favoritas ao título desta edição. Contudo, os Falcões Verdes venceram os argentinos de virada, por 2 a 1. Fato surpreendente que remete a outro jogo, em 1994, quando Saeed Al-Owairan, o “Maradona das Arábias”, foi apresentado ao mundo.

Com 24 seleções na competição, as equipes foram organizadas em seus grupos e a Arábia Saudita ficaria no Grupo F, em que estavam as fortes seleções da Bélgica e da Holanda, favoritas para passarem para a próxima fase e continuarem na competição. As seleções do Marrocos e da Arábia Saudita também integravam o grupo. Era a última rodada dos jogos da primeira fase daquela Copa que acontecia nos Estados Unidos. Naquele momento, a Arábia Saudita disputava com a Holanda pelo segundo lugar no grupo F, que era liderado pela Bélgica, com 6 pontos.

Aproveitando um erro de passe dos belgas, Saeed Al-Owairan recebe a bola ainda no seu campo defensivo e passa por quatro jogadores belgas, driblando dois deles próximo à grande área e marcando o gol da vitória e da classificação dos sauditas sobre o goleiro Michel Preud’homme – que era considerado um dos melhores goleiros da sua geração. A incrível arrancada de Al-Owairan fez com que a imprensa o apelidasse de “Maradona das Arábias”, em alusão ao gol que Diego Maradona, o argentino, fez contra a Inglaterra na Copa de 1986, no México.

O herói da classificação era um jogador de 26 anos, meia atacante e que defendia, desde 1988, o time do Al Shabab, o único em que jogou durante toda a sua carreira. Para chegar à Copa do Mundo de 1994, o jogador começou a contar a sua história antes mesmo do gol. Durante as eliminatórias para a Copa, Al-Owairan marcou 7 gols pela seleção em confrontos com Catar, Iraque, Tailândia e República Popular da China.

Carreira de sucesso

Ainda naquele ano de 1994, o Maradona das Arábias, além de participar da sua primeira Copa do Mundo, receberia a Bola de Ouro de melhor jogador asiático. Seu feito fez com que ele mesmo se definisse como “o jogador saudita mais famoso na história da Copa do Mundo”.

O retorno ao seu país, logo após a eliminação para os suecos por 3 a 1 nas oitavas de final, fez com que o rei saudita o presenteasse com um Rolls Royce. O jogador encantou não apenas o rei, mas diversos clubes mundo afora. No entanto, não pôde deixar o futebol árabe devido às regras de negociação de seu país à época.

O gol de Al-Owairan foi considerado pela FIFA o mais bonito da Copa de 1994 e o 6º mais bonito da história das Copas, em eleição realizada pela entidade em 2002.

Saeed Al-Owairan se aposentou em 2001, após uma Copa do Mundo, em 1998. Hoje, ele é comentarista em diversos veículos de imprensa do mundo árabe e pode ser escalado para compor o time de qualquer um, mundo afora, que compre o seu “card especial” em um famoso jogo de futebol disponível para vídeo games e computadores.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube.