Jardim Soma é uma simbiose da expressão criativa que funde música e arte visual

Por Noe Pires

Jardim Soma é um projeto idealizado pelo artista baiano Luca Bori, baixista e vocalista da banda Vivendo do Ócio, que une música e artes visuais, conectando de maneira particular elementos do rock, música brasileira e indie psicodélico.

Iniciado em 2016, o projeto lançou o seu primeiro álbum, “Antena”, em 2019, de forma totalmente independente. O disco tem participação de músicos como Curumin, Phil Lima e Levi Siqueira (Cristo Bomba), Dieguito Reis, Davide Bori (Vivendo do Ócio) e Vicente e foi produzido em parceria com Thiago Guerra (Fresno). A gravação aconteceu em um momento de experimentação artística onde a arte urbana e a animação surgiam como fortes pilares para sustentar e dar personalidade à estética visual da Jardim Soma.

Em 2021 foi convidado para fazer parte do Museu Cidade da Música da Bahia com o clipe “Intacto” que, além de contar com animações feitas por Luca, também mostra um pouco do seu processo de criação.

Recentemente, Luca vem trabalhando em seu novo álbum, que já conta com 3 singles lançados, “Sopro”, “Vivo Arte” e “Casulo”.

O terceiro single do Jardim Soma nos convida a uma jornada musical pulsante, enraizada nas influências do punk, stoner rock e indie. Essa nova faixa não apenas nos faz balançar ao som de sua batida viciante, mas também nos convida a refletir de maneira irreverente sobre a constante transformação que permeia nossa existência.

A fusão de ritmos e letras nos leva a uma imersão profunda no universo musical de Jardim Soma. Com Jana Maria na bateria e Mapa na guitarra e segunda voz, “Casulo” é uma explosão de criatividade e energia, produzida e mixada com maestria por Luca Bori no estúdio Carmo 44 em Salvador.

Jardim Soma vem desafiando fronteiras e expectativas desde a sua criação. Unindo música e artes visuais, o projeto constrói pontes entre elementos do rock, música brasileira e indie psicodélico, criando um universo sonoro único e cativante.

A capa do single é assinada por Luca Bori, enquanto as fotos que acompanham o lançamento são da talentosa Catherine Nikole. E para coroar essa jornada musical extraordinária, “Casulo” é lançado pelo renomado Selo Portal.

“Nesse novo single, resolvemos explorar um outro lado das nossas influências, essa vertente mais punk e ácida impactou também na decisão de gravar essa canção com Jana e Mapa e assim chegar ao mais próximo da energia e sonoridade da Jardim Soma ao vivo”, explica Luca Bori.