A padroeira da liberdade nos deixou na noite de segunda (8) após uma luta contra um câncer

Rita Lee em “Durval Discos”, de Anna Muylaert. Foto: Reprodução

Por Marilda Campbell

Rita Lee Jones de Carvalho, cantora, compositora, atriz e escritora, morreu aos 75 anos, no fim da tarde de segunda-feira (8), em sua casa na capital paulista, rodeada pela família, conforme anúncio oficial no perfil do Instagram. A artista foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo em maio de 2021, após a realização de exames de rotina.

Ela começou sua carreira na década de 1960 no grupo Os Mutantes e, de 1973 a 1978, integrou o grupo Tutti-Frutti. Em sua carreira solo, Rita Lee marcou a música nacional com canções que embalam gerações. Ela recebeu do público e da crítica o título de Rainha do Rock, apesar de flertar com diferentes ritmos como disco, new wave e bossa nova ao longo de sua trajetória.

No audiovisual, Rita Lee participou de filmes, documentários, séries e telenovelas, seja como atriz ou compondo a trilha sonora. Confira cinco filmes que contam com a presença da artista e refletem a sua versatilidade:

“Dias Melhores Virão” (1989)

É uma comédia dramática, dirigida por Cacá Diegues, que conta a história de Maryalva Matos (Marília Pêra). Uma mulher que ganha a vida fazendo dublagem de seriados norte-americanos para a televisão, mas que sonha se tornar uma estrela de Hollywood.

Entre as confusões que vive, Maryalva mistura fantasia e realidade e conversa com a atriz da comédia norte-americana que dubla, Mary Shadow (Rita Lee). Em “Dias Melhores Virão”, Rita e Roberto de Carvalho também foram responsáveis pela trilha sonora. O longa está disponível no YouTube. Assista:

“Tanta Estrela Por Aí…” (1994)

É um curta-metragem inspirado em uma notícia de jornal envolvendo Raul Seixas, na cidade de Caieiras – São Paulo. Dirigido por Tadeu Knudsen, conta a história de um político, candidato a prefeito em uma cidade do interior, que resolve contratar Raul Zito (Rita Lee) para o comício que decretará a sua vitória. Entretanto, uma mosca indigesta, cai em sua sopa.

“Tanta Estrela Por Aí…” traz no elenco Marisa Orth, Otávio Augusto, Cláudio Mamberti, entre outros. O filme está disponível no canal Memorial Raul Seixas no YouTube. Assista:

“Durval Discos” (2002)

Dirigido por Anna Muylaert, “Durval Discos” conta a história de Durval (Ary França), que mora com sua mãe Carmita (Etty Fraser) no local onde também funciona a Durval Discos. Devido ao cansaço da mãe, eles contratam uma empregada que aceita trabalhar por apenas 100 reais.

Contudo, alguns dias depois a empregada desaparece, deixando para trás uma menina e um bilhete, pedindo para que eles cuidem da garota por dois dias. Durval e sua mãe acolhem a jovem, mas acabam tendo uma grande surpresa.

No elenco estão Rita Lee, que interpreta Tia Julieta, Marisa Orth, Letícia Sabatella e André Abujamra. “Durval Discos” está disponível na Globoplay. Confira o trailer:

“Minhocas” (2013)

O filme conta a divertida história de Júnior que está entrando na pré-adolescência e enfrentando uma crise existencial. Cavado acidentalmente para fora da terra e levado a um lugar distante, Júnior viverá uma incrível aventura com seus novos amigos Nico e Linda e precisará encontrar um jeito de voltar para casa, mas antes ele terá de impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.

“Minhocas” é o primeiro stop-motion brasileiro. Dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes, o projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos, e conta com nomes de peso na dublagem, como a cantora Rita Lee, dando voz a mamãe minhoca, o ator e cantor Daniel Boaventura e o lutador Anderson Silva. Confira o trailer:

“Laerte-se” (2017)

É um documentário que retrata a trajetória da cartunista e chargista brasileira Laerte, considerada uma das mais proeminentes do gênero no país. Tendo vivido parte de sua vida como homem, ela assumiu sua transexualidade aos 57 anos e está experimentando uma jornada única e pessoal sobre o que é, de fato, ser uma mulher.

O longa, dirigido por Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, traz o depoimento de familiares, de Rita Lee e do quadrinista Rafael Coutinho. “Laerte-se” está disponível na Netflix. Confira o trailer:

Leia mais:

Morre Rita Lee, a revolucionária e influente voz do rock brasileiro