No dia 13 de novembro será realizada a primeira prova do ENEM 2022

Foto: Agência Brasil

Por Lara Ximenes Braga dos Santos

No dia 13 de novembro será realizada a primeira prova do ENEM 2022. Nesse domingo, alunos testam conhecimentos de linguagem, humanas e fazem redação. Professores de cada matéria falam um pouco sobre o que é importante, o que não é, e como se preparar nesses dias finais.

Português

A prova de linguagens tem quarenta e cinco questões. Para os professores, o foco maior é em interpretação de texto, com ênfase nos aspectos textuais, gêneros textuais e níveis da linguagem. Para se preparar, é necessário exercitar Interpretação de textos de diversos gêneros.

Nessa reta final, a recomendação é descansar, e esperar o dia da prova.

História

Entrevistamos Flávio, professor de história do Rio de Janeiro, para nos informar sobre a prova. Para ele, o ENEM é um apanhado daquilo que o estudante aprendeu para formar sua visão de mundo. Algumas das matérias mais importantes na história do Brasil para a prova são o Brasil Colônia, Brasil Império e o Brasil republicano, já que o Brasil mais atual não cai muito na prova de história.

Em história geral, é comum cair sobre a passagem da idade média para idade moderna. O professor também listou alguns temas para dar foco durante os estudos: crise da idade média, alta idade média, grandes navegações, renascimento, iluminismo, revoluções burguesas e revoluções dos Estados Unidos, revoluções inglesas, revolução francesa e imperialismo do século XIX. O século XX não é muito abordado na prova.

O professor também comenta o senso comum de que ‘datas comemorativas’ poderiam influenciar questões no ENEM. Na análise do professor, as últimas datas comemorativas não são cobradas no ENEM, então há uma grande probabilidade de não cair nenhuma questão sobre, por exemplo, o bicentenário da independência, já que essa não é a prioridade da banca de questões.

Já o momento político pode, mesmo que indiretamente, causar efeitos. O ENEM já teve provas que discutiram lutas sociais, questões de gênero, direitos humanos e luta da mulher, mas a expectativa para esse ano é de um ENEM conteudista, com omissão de temas sensíveis como a ditadura civil-militar.

Na reta final, o professor acha ideal fazer um pouco de questões de cada matéria do ENEM e dedicar alguns dias da semana para estudar as questões mais difíceis.

Geografia

Para a professora Sônia Regina, de geografia, a prova de geografia tem tópicos com grande probabilidade de cair, como: Questões ambientais, Urbanização, Globalização, Geografia agrária, Indústria e comércio, Demografia, Ordem Mundial e Conflitos, Relações internacionais. Já em geografia física, a prioridade é Climatologia, Cartografia, Hidrografia, Geomorfologia e Domínios morfoclimáticos.

Para ela, não é comum, nas provas do exame, o uso de datas comemorativas. Porém, esse ano o ENEM está um pouco indefinido, foram várias polêmicas envolvendo a estruturação do exame e inúmeras alterações na gestão do INEP. Então, não surpreenderia questões envolvendo o bicentenário da independência. Em sua análise, como o país passa por um governo mais conservador, a prova deverá vir mais conceitual e/ou interpretativa, destacando aspectos positivos dos assuntos ao invés dos temas mais críticos ou polêmicos.

Já para a sua recomendação nessa reta final a professora pensa que o candidato deve aproveitar para fazer questões que sigam o modelo do ENEM, dando preferência aos assuntos que domina menos ou que lhe gere mais insegurança, mas, não adianta o desespero e nem a exaustão. Na véspera, o ideal é descansar, fazer uma alimentação leve e ter um boa noite de sono.

Filosofia e sociologia

Em sociologia, o comum é cair conteúdos sobre Cultura, Movimentos Sociais e Sobre transformações no mundo do trabalho. Já em filosofia, sempre cai Aristóteles, Platão, e teorias do contrato social.

O professor Marco recomendou calma nessa reta final, “Reconhecer que está preparado, reconhecer o esforço que produziu ao longo do ano, e entender que esta prova acontece todo ano, portanto, não se cobre a ponto de se machucar com as próprias cobranças.”

Redação

A redação é a nota que mais vale pontos no ENEM e que pode catapultar a sua nota. Segundo a professora entrevistada, é receita de bolo, já que a redação é um gênero estereotipado.

Nesses últimos dias, é recomendado descansar, ler sobre temas que consideram importantes para desenvolvimento de argumentos para a redação.