“Pinóquio por Guillermo del Toro” e a sitcom “Abbott Elementary” também se destacaram, além de nomes da atuação como Zendaya e Angela Bassett

O ator Ricardo Darín e o diretor Santiago Mitre celebram a vitória de “Argentina, 1985”. Foto: Amy Sussman/Getty Images/AFP

Por Sérgio Madruga

Após dois anos tumultuados, cheios de polêmicas acerca da falta de diversidade e corrupção na premiação, o Globo de Ouro realizou sua 80ª edição na última terça-feira (10), em Beverly Hills, na Califórnia, EUA. Apresentada pelo humorista gay e negro Jerrod Carmichael, a premiação não foi poupada de críticas – bem humoradas, claro – e lembretes sobre as controvérsias do evento.

“Sou o apresentador e estou aqui porque sou negro. O Globo de Ouro não foi transmitido no ano passado, porque a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), eu não vou dizer que era racista, mas não tinha um único membro negro até George Floyd morrer. Façam o que quiserem com essa informação”, provocou o comediante.

Vale lembrar que para esta edição, a HFPA divulgou que o corpo votante seria formado 52% por mulheres, 51,8% por pessoas racialmente e etnicamente diversas, 19,6% latino-americanos, 12,1% asiáticos, 10,1% negros, e 10,1% do Oriente Médio. Mas as polêmicas reacenderam no anúncio dos indicados, uma vez que em categorias principais como Melhor Filme e Direção, nenhuma mulher ou cineasta negro havia sido indicado. Realizadores LGBTQIAPN+ nem se fala, totalmente esquecidos.

Apesar das polêmicas, tivemos resultados animadores nesta edição do evento, com destaque para o filme argentino “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, reconhecido com o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-inglesa. Estrelado por Ricardo Darín e Peter Lanzani, o longa apresenta a história real dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que investigaram e processaram os crimes cometidos na ditadura militar do país.

A América Latina também foi representada pela elogiada versão do clássico conto do boneco de madeira Pinóquio, produzida pelo cineasta mexicano Guillermo del Toro. “Pinóquio por Guillermo del Toro” conquistou a estatueta de Melhor Filme de Animação. “Animação é cinema! Não é um gênero para crianças, é um meio”, disse del Toro ao receber o prêmio.

Destaque em premiações passadas, a sitcom “Abbott Elementary” venceu o prêmio de Melhor Série de TV (Musical ou Comédia). A produção também rendeu prêmios à criadora e protagonista da série Quinta Brunson e ao ator Tyler James Williams – popularmente conhecido pelo seriado “Todo Mundo Odeia o Chris. Com um elenco majoritariamente formado por atores negros, a comédia retrata a realidade de uma escola pública dos EUA, que resiste com poucos recursos financeiros e professores apaixonados pelo ofício. “Abbott Elementary” também está liderando as indicações do Critics Choice Awards 2023, que acontece no próximo domingo (15).

Na categoria de Melhor Atuação Coadjuvante em Filmes, Ke Huy Quan, de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, e Angela Bassett, de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, saíram premiados. Também representando o elenco de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, Michelle Yeoh foi eleita a Melhor Atriz em Filme (Musical ou Comédia). Ao receber seu primeiro Globo de Ouro, a consagrada artista celebrou este papel tão especial em sua carreira: “Recebi o presente de interpretar essa mulher que ressoou tão profundamente em mim e em tantas pessoas, porque, no final das contas, em qualquer universo em que ela estivesse, ela estava apenas lutando pelo amor de sua família”, disse.

Michelle Yeoh, Angela Bassett e Quinta Brunson. Fotos: Reprodução/Twitter/@variety

Quem também fez sua estreia na premiação foi a atriz e cantora Zendaya, que por sua atuação na segunda temporada de “Euphoria”, venceu o prêmio de Melhor Atriz em Série de TV (Drama). Ela não compareceu ao evento para receber a estatueta, mas usou suas redes para agradecer a conquista.

“Obrigado à minha família ‘Euphoria’, sem vocês nada disso seria possível. Por fim, agradeço do fundo do meu coração a todos que permitiram que Rue entrasse no deles. Acho que todo mundo sabe o quanto ela significa para mim, mas o fato de ela poder significar algo para outra pessoa é um presente”, escreveu na postagem.

Confira a lista completa de vencedores do Globo de Ouro:

Melhor Filme (Drama)
“The Fabelmans”

Melhor Atriz em Filme (Drama)
Cate Blanchett, por “Tár”

Melhor Ator em Filme (Drama)
Austin Butler, por “Elvis”

Melhor Filme (Musical ou Comédia)
“The Banshees Of Inisherin”

Melhor Atriz em Filme (Musical ou Comédia)
Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Ator em Filme (Musical ou Comédia)
Colin Farrell, por “The Banshees Of Inisherin”

Melhor Filme (Animação)
“Pinóquio por Guillermo del Toro”

Melhor Filme (Língua Não-inglesa/Internacional)
“Argentina, 1985” (Argentina)

Melhor Atriz Coadjuvante em Filme
Angela Bassett, por “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”

Melhor Ator Coadjuvante em Filme
Ke Huy Quan, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Diretor (Filme)
Steven Spielberg, por “The Fabelmans”

Melhor Roteiro (Filme)
Martin McDonagh, por “The Banshees Of Inisherin”

Melhor Trilha Sonora (Filme)
Justin Hurwitz, por “Babylon”

Melhor Canção Original (Filme)
“Naatu Naatu”, do filme “RRR”
Música por M.M Keeravani e letra por Chandrabose

Melhor Série de TV (Drama)
“A Casa do Dragão”

Melhor Atriz em Série de TV (Drama)
Zendaya, por “Euphoria”

Melhor Ator em Série de TV (Drama)
Kevin Costner, por “Yellowstone”

Melhor Série de TV (Musical ou Comédia)
“Abbott Elementary”

Melhor Atriz em Série de TV (Musical ou Comédia)
Quinta Brunson, por “Abbott Elementary”

Melhor Ator em Série de TV (Musical ou Comédia)
Jeremy Allen White, por “O Urso”

Melhor Série Limitada, Série Antológica ou Filme para TV
“The White Lotus”

Melhor Atriz em Série Limitada, Série Antológica ou Filme para TV
Amanda Seyfried, por “The Dropout”

Melhor Ator em Série Limitada, Série Antológica ou Filme para TV
Evan Peters, por “Dahmer: Um Canibal Americano”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada, Série Antológica ou Filme para TV
Jennifer Coolidge, por “The White Lotus”

Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada, Série Antológica ou Filme para TV
Paul Walter Hauser, por “Black Bird”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de TV (Musical, Comédia ou Drama)
Julia Garner, por “Ozark”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de TV (Musical, Comédia ou Drama)
Tyler James Williams, por “Abbott Elementary”