O governo chileno anunciou na última quarta-feira (11) que dobrará o orçamento destinado à compra de terras indígenas, reivindicadas como suas por direitos ancestrais e que hoje estão em mãos privadas, principalmente empresas florestais.

Foto: Reprodução twitter Gabriel Boric

O anúncio foi durante a sessão inaugural do novo Conselho da Corporação Nacional para o Desenvolvimento Indígena (Conadi), instância chefiada pelo presidente Gabriel Boric e pela ministra do Desenvolvimento Social, Jeanette Vega.

“Como Estado temos uma dívida histórica com os povos indígenas e hoje estamos dando um passo para reconstruir a confiança no marco do respeito”, destacou o presidente Boric em discurso.

Já a ministra Jeanette Vega afirmou que: “Não estamos entregando terras em troca de segurança ou em troca dessas terras continuarem produtivas, ou em troca de nada, estamos entregando as terra porque é o que deve ser feito”.

Concretamente, serão atribuídos 35.000 milhões de dólares para a compra de 39 imóveis em 2022, que beneficiarão 19 comunidades indígenas.

Para os próximos anos, o executivo espera executar cerca de US$ 75 bilhões anuais.

Também ficou acordado que o governo vai trabalhar para melhorar as condições da terra e que as comunidades tenham acesso a serviços básicos.

Com informações do El Ciudadano