Posse de Lula terá show de artistas e deve atrair um público de 300 mil pessoas, segundo expectativa do gabinete de transição

Foto: Ricardo Stuckert

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode entrar para a história da democracia brasileira com a maior presença de chefes de Estado. Até o momento, já foram confirmada a presença de 12 convidados, entre eles o Rei da Espanha, Filipe VI.

Detalhes da programação foram divulgações nesta quarta-feira (7), em entrevista coletiva com a presença da futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que é coordenadora de Organização da Posse. Segundo ela, ainda não há confirmação de que o presidente Jair Bolsonaro vá passar a faixa presidencial, como prevê o protocolo.

A posse de Lula, no dia 1º de janeiro de 2023, deve atrair um público de 300 mil pessoas, segundo expectativa do gabinete de transição. Haverá shows de artistas, como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Teresa Cristina, BaianaSystem, no que vem sendo chamado de “Festival do futuro”. Mais de 20 artistas confirmaram presença

Os convites foram enviados para os chefes de Estado de todos os países com que o Brasil possui relações diplomáticas. Eles foram feitos, via Itamaraty, nesta segunda-feira (5). Como o atual governo suspendeu as relações com a Venezuela, o presidente Nicolás Maduro ainda não foi chamado, mas a situação está sendo tratada pela equipe de transição.

A presença do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também foi discutida na coletiva. Janja destacou que durante a semana esse e outros nomes de personalidades internacionais devem ser confirmados. “O presidente Lula tem uma relação com personalidades internacionais, ex-chefes de Estado, ex-primeiros-ministros, ex-presidentes, a gente sabe dessa relação. E eles estão entrando em contato com a gente manifestando a intenção de estar aqui”, disse.

“A expectativa é de que haja um número bem significativo de chefes de Estado e de Governo. Isso já faz parte de uma reinserção do Brasil, a partir do novo governo Lula e da política externa que ele irá conduzir. Imagino que a maioria dos países queiram manter contato com o presidente Lula para que essas ações possam se aprofundar”, destacou Fernando Igreja, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos e responsável pelas cerimônias institucionais da posse de Lula.

Chefes de Estado confirmados na posse de Lula:

  • Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha;
  • João Lourenço, da Angola;
  • Alberto Fernández, da Argentina;
  • Luis Arce, da Bolívia;
  • José Maria Neves, de Cabo Verde;
  • Gabriel Boric, do Chile;
  • Gustavo Petro, da Colômbia;
  • Rodrigo Chaves Robles, da Costa Rica;
  • Felipe VI, da Espanha;
  • Umaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau;
  • Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal;
  • José Ramos-Horta, de Timor-Leste.

Janja divulgou também o cronograma da posse. O objetivo é começar o trajeto de carro até o Congresso por volta de 14h15 ou 14h30. A posse no Plenário será às 15h. No Palácio do Planalto, onde dará posse aos ministros, o evento deve começar às 17h.

Com informações do Jota

Leia mais:

Posse de Lula já tem cerca de 20 artistas confirmados para o ‘Festival do Futuro’

Lideranças da América Latina prestam solidariedade à Kirchner após decisão judicial

Lula recebe convite para visitar Joe Biden na Casa Branca: “Estou animado”