Foto: Joana Diniz / Mídia NINJA

A rede internacional de feminismos ELLA lançou neste domingo de Dia das Mães uma iniciativa que visa conectar advogadas e mães que necessitem de suporte legal e outros processos jurídicos dentro da área de família. Chamada CAUSA – Rede de Cuidados para Maternidade, o projeto publicou uma convocatória a fim de mobilizar tanto as mães ou homens trans em processo de paternidade, como advogadas que queiram disponibilizar seu tempo e trabalho pro bono para dar suporte a quem necessita.

Todo ano, no 2º domingo de maio, comemoramos a data comercial do “Dia das Mães”. Os meios de comunicação são inundados de campanhas publicitárias que retratam mulheres dentro do padrão branco, cis e heteronormativo. Obrigatoriamente felizes.

A realidade é outra. 11,5 milhões de mães do Brasil não contam com auxílio dos pais de seus filhos. Os dados são do Instituto Locomotiva, que também aponta que 35% das mães solo não tiveram renda suficiente para comprar alimentos e 31% não conseguiram adquirir itens de higiene básica durante a pandemia.

O IBGE registra que dessas mães solo, 7,4 milhões são mulheres negras. Segundo o CNJ, temos 5,5 milhões de crianças sem o nome do pai no registro de nascimento. As pesquisas em torno da maternidade LGBT são irrisórias.

A CAUSA é um passo em direção a uma nova realidade para mães brasileiras, pelo direito de ser mãe e mulher.

A convocatória completa está disponível em planetaella.org/causa