Vencedores do Oscar 2023: Ke Huy Quan (Melhor Ator Coadjuvante), Michelle Yeoh (Melhor Atriz Coadjuvante), Brendan Fraser (melhor Ator) e Jamie Lee Curtis (Melhor Atriz Coadjuvante). Foto: Divulgação

Por Marilda Campbell para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023

A noite do dia 12 de março consagrou Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo com sete Oscars, sendo de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhores Ator e Atriz Coadjuvantes, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Mas, o longa não foi o único a bater recordes.

A A24 fez história ao se tornar a primeira produtora a vencer nas principais categorias do Oscar, foram nove estatuetas. Além dos prêmios de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, têm os de Melhor Ator e de Melhor Maquiagem e Cabelo recebidos por A Baleia.

A produtora ainda poderia receber mais prêmios caso Close, que concorreu a Melhor Filme Internacional, e a animação Marcel the Shell with Shoes On fossem vencedoras.

O filme ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ foi o grande vencedor da noite, com sete estatuetas. Foto: Divulgação

A A24 é uma produtora independente, com sede em Nova Iorque, fundada em 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, três profissionais experientes da indústria cinematográfica. O objetivo do trio é o de investir em filmes com um ponto de vista singular. A empresa também produz séries, animações e documentários.

A produtora recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Filme em 2017 com Moonlight, também premiado por Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante. No Oscar 2023, concorreu com Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, A Baleia, Aftersun, Close, Passagem e Marcel the Shell with Shoes On e foi líder de indicações, com o total de 18.

Alguns títulos produzidos pela A24 são bem familiares do público brasileiro, como O Quarto de Jack (2015), Hereditário (2018), Jóias Brutas (2019), Euphoria (2019) e Pearl (2022). A próxima aposta da empresa é no longa Beau is Afraid, com Joaquin Phoenix no papel principal e estreia em abril no mercado estadunidense.

* Conteúdo produzido em Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023.