.

O selo 999, do cantor Baco Exu do Blues tem investido na cena preta nacional com projetos originais e cheios de identidade.

Celebrando o mês da Consciência Negra, vem sendo lançado gradativamente produções dirigidas por Baco, apresentando o trabalho de cinco cantores no álbum “Bandele – Nascidos Longe de Casa”.

Vírus com “Mercado Modelo” e Dactes apresenta “Não abrir mão de nada”, já com trabalhos na rede e em breve os singles de Muse Maya, Young Piva e Celo Dut, todas faixas inéditas com direito a performances audiovisuais.

Nessa sexta-feira, dia 20 de novembro, Baco lança sua faixa – Tommie Smith”, também parte do disco, que contará com interpretações que abordam a luta, a dor e o talento do povo preto.

Na semana seguinte, chegam aos aplicativos de música “Deus em pele de farsa” de Young Piva, “Sauce” de Muse Maya e “Ilhada” de Celo Dut nos dias 23, 25 e 27, respectivamente.

Baco criou o 999 com o produtor Leonardo Duque com o propósito de garimpar e dar visibilidade a artistas que apesar de grande talento, não eram colocados sob os holofotes.

“Então é muito importante apresentar novos artistas pretos num projeto como esse. Que já mostra sua força pelo significado do nome. Acho que todo negro no Brasil entende sobre não se sentir pertencente ao seu próprio lugar. E este projeto é uma nova casa pra gente, uma conexão com nossas origens”, contou Baco.

“Vivemos num país altamente racista, que mata dezenas de negros diariamente. Compreender a dimensão da abrangência do termo consciência negra, significa entre muitas outras coisas, entender que ela não pode se resumir a um mês ou a um dia. Significa respeitar toda uma luta ancestral”, discursa o diretor e cantor.

Nessa sexta-feira, dia 20 de novembro a partir das 19h, o Papo Ninja será em parceria com o programa Tela Preta, tendo o apresentador Uran, a função de mediar a conversa com os cantores do projeto Bandele no Instagram da @midianinja.

Confira os clipes já lançados:

Dactes – Não Abrir Mão de Nada

Vírus – Mercado Modelo