O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV NINJA no Youtube

Imagem: Divulgação

O episódio de abertura da série Narrativas de Brasis apresenta o livro “Tropifagia: comendo o país tropical”, que deu origem ao programa Narrativas de Brasis, escrito pelos autores Thiago Pondé e Aline Carvalho, também âncoras da atração. Os apresentadores introduzem a experiência da Cena Tropifágica, realizada entre os anos de 2011 e 2017, e explicam alguns fundamentos dos três pilares que dão referência ao termo “tropifagia”: a Antropofagia, a Tropicália, e o programa Cultura Viva.

Tom Zé, cantor e compositor, Juca Ferreira, sociólogo e ex-ministro da Cultura, Letrux, cantora e compositora, Mãe Beth de Oxum, comunicadora e musicista, e Célio Turino, historiador e ex-secretário de Cidadania e Diversidade Cultural do Minc, são os convidados desse primeiro episódio. A partir do formato de conversações, presentes na obra literária, os convidados dialogam com os apresentadores Thiago e Aline sobre cultura brasileira e os três marcos histórico-culturais brasileiros.

Imagem: Divulgação

Juca Ferreira relata sobre sua inserção na política durante a ditadura militar e as potências e desafios que vê na cultura brasileira, além de lançar um olhar para a Tropicália como marco inovador na cultura do país. Tom Zé conta sobre o efervescente contexto cultural da Bahia na época da reitoria de Edgard Santos na UFBA, em meados da década de 1950 até 1961, e o desdobramento desse contexto no movimento tropicalista – do qual foi um artista ativo e participante.

Imagem: Divulgação

Letrux lê trechos do histórico Manifesto Antropofágico (1928), em perspectiva à apresentação sucinta do pensamento de seu autor, Oswald de Andrade. Passagens centrais do manifesto como “Só me interessa o que não é meu” e “Só a antropofagia nos une: socialmente, economicamente e filosoficamente” são lidas pela criativa artista carioca, parte da atual geração da Música Popular Brasileira. Mãe Beth de Oxum comenta o programa Cultura Viva, iniciativa da gestão Gilberto Gil e Juca Ferreira no Ministério da Cultura, articulado junto à sociedade civil e organizações populares – e o que ele representou em termos de revolução e valorização da cultura popular. E Célio Turino fala sobre seu livro, “Por todos os caminhos: Pontos de Cultura na América Latina”, e narra sobre memórias de andanças em outros países latinoamericanos.

Imagem: Divulgação

Os convidados respondem no fim do episódio à provocação central do programa: O que é o Brasil pra você?.

Para assistir, acesse na TV NINJA: Narrativas de Brasis: Raízes da Tropifagia| Episódio 1 – YouTube

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.